Deputados destacam inauguração da Ponte Binacional
Para o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Dr. Furlan (PTB), a ponte tem um significado especial para os amapaenses e guianenses. O parlamentar destacou os comentários de um cirurgião geral do estado do Maranhão, elogiando o grande projeto que une o Amapá a União Europeia.

26Diversos deputados destacaram durante a sessão ordinária dessa terça-feira, 21, a importância da inauguração parcial da Ponte Binacional no município de Oiapoque, ocorrida no último dia 18, interligando o Brasil à Guiana Francesa.
Para o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Dr. Furlan (PTB), a ponte tem um significado especial para os amapaenses e guianenses. O parlamentar destacou os comentários de um cirurgião geral do estado do Maranhão, elogiando o grande projeto que une o Amapá a União Europeia. “É uma mensagem que retrata a importância da inauguração da ponte”, comentou o deputado ao usar a tribuna no plenário da Casa.
Para a presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), deputada Raimunda Beirão, a inauguração parcial da ponte e um momento histórico para o Brasil e a França.
A abertura provisória será limitada a carros de passeio e à população da região de fronteira compreendida entre o município de Oiapoque, no lado brasileiro, e a cidade de St. Georges de l’Oyapock, na Guiana Francesa. A decisão está inserida no marco de acordo de circulação transfronteiriça. Transportes de cargas e passageiros em linhas internacionais ainda ficarão restritos na abertura provisória.
Ao usar da palavra o deputado Paulo Lemos (Psol), questionou o valor do seguro para a entrada de brasileiros na Guiana Francesa. “No meu entender é um pouco salgado, variando de 250 a 450 Euros o que dificulta a entrada dos brasileiros na área francesa, sendo que a entrada no território brasileiro ainda é de graça”, questionou.
Para a deputada Telma Gurgel, as leis brasileiras são brandes e permitem essa disparidade. “As leis europeias são rígidas”, destaca.
23A deputada Marília Góes (PDT), destacou a programação desenvolvida na Escola Estadual Raimundo Nonato pelo Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado anualmente em 21 de março. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão dos portadores de Down na sociedade. “Enquanto parlamentar, cidadão ou cidadã, temos que garantir a inclusão dessas pessoas”, frisou a deputada.
Deixe seu comentário
Publicidade
