Política

Deputados e vereadores reforçam pedido de intervenção na saúde

Ação coletiva


O Ministério da Saúde recebeu, nessa quinta-feira, 13, pedido dos parlamentares socialistas do Amapá de intervenção federal na saúde pública do estado. O pedido foi feito diretamente ao ministro Arthur Chioro. A deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) encabeçou a ação coletiva com os deputados estaduais Cristina Almeida e Max da AABB, e os vereadores Alan Ramalho, Neuzinha Velasco e Washington Picanço, reforçando o pedido do senador João Capiberibe.

Os socialistas relatam a morte de bebês na Maternidade Mãe Luzia e o desaparecimento do corpo de um deles. Ratificam as denúncias do Sindicato dos Médicos do Amapá e a constatação do Procurador de Saúde do Ministério Público Estadual André Araújo do mau funcionamento do serviço. Endossam a afirmação do Ministério da Saúde de que a má prestação dos serviços “decorre da desorganização de gestão e dos processos de trabalho junto aos pontos de assistência”.

Os parlamentares amapaenses lembram ao ministro Chioro que fatos idênticos já ocorreram em 2006, quando 12 recém-nascidos morreram em 15 dias, e no começo de 2010, quando, em cerca de 40 dias, 26 bebês foram à óbito. Durante aquele governo, o Amapá teria atingido 30,7 mortes a cada mil nascidos, mais que o dobro da média nacional de 2009, que foi de 13,9 por mil, apontam no documento.

Também são relatadas ao ministro todas as obras iniciadas pelo governador Camilo Capiberibe na área de saúde e que foram paralisadas pelo atual governador.


Deixe seu comentário


Publicidade