Política

Deputados recebem delegação francesa para debater assuntos de

Comitiva



 

A Assembleia Legislativa recebeu na manhã dessa segunda-feira, 29, uma comitiva da Guiana Francesa, além de representantes do Consulado Francês, no Amapá. O objetivo da visita foi conhecer a Casa Legislativa, como forma de estreitar os laços com vistas na aproximação das duas nações, junto ao aproveitamento dos interesses entre os governos Brasileiro e Francês.

O grupo francês estava composto pelo presidente do Conselho Regional da Guiana Francesa, Rodolphe Alexander, Richard Laganier, presidente da Universidade da Guiana Francesa, Alex Madeleine, vice-presidente da Câmara do Comércio da Guiana Francesa, Gabrielle Nicolas, vice presidente da Câmara do Comércio da Agricultura, e Alain Crais, Cônsul Honorário da França em Macapá. A comitiva atendeu a um convite da Comissão de Relações Exteriores da Alap, que tem trabalhado para ampliar a relação entre os dois países e garantir ações de cooperação e integração entre os governos.

O vice-presidente da CRE, deputado Paulo Lemos (Psol) defende regras que garantam autonomia relativa ao Amapá e à Guiana Francesa para o estabelecimento de relações comerciais. O parlamentar disse ainda, que a solução dos entraves diplomáticos na fronteira é fundamental para que o corredor norte de desenvolvimento para o Amapá e a Amazônia se torne uma realidade.

Durante a sessão, Rodolphe Alexander, falou sobre as grandes mudanças institucionais na Guiana Francesa e na França. Três grandes projetos foram firmados entre as nações. O primeiro trata-se de 1.600 quilômetros de cabos submarinos entre Europa e América Latina, interligados de Portugal até Fortaleza, no Ceará. Esse projeto estabelecerá maior comunicação entre os países, através de uma banda larga mais potente. Na verdade, um cruzamento seguro de informações entre europeus e latinos americanos.

O segundo projeto será estabelecido em outubro, através de parceria com a Oi Telecomunicações. E o terceiro projeto, é a Universidade Autônoma da Guiana Francesa, que já assinou convênio com a Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, para favorecer o intercâmbio entre as duas instituições. Sobre a questão dos garimpos ilegais, Alexander informou que já existe um pré-acordo entre Brasil e França. E cabe agora ao Parlamento Brasileiro (Congresso Nacional), as devidas providências quanto às questões legais serem aprovadas.

Rodolphe Alexander falou que a questão da ilegalidade nos garimpos, é uma “ferida” muito profunda para a Guiana Francesa, por se tratar da existência de 10 toneladas de ouro exploradas clandestinamente, assim como, os problemas consequentes, como assassinatos, contaminação das águas por mercúrio, além de poluição das reservas indígenas.

Após agenda na AL, a comitiva francesa segue nesta terça-feira para o Palácio do Setentrião, onde serão recepcionados pelo governador do Amapá, Waldez Góes.


Deixe seu comentário


Publicidade