Política

Dissidentes da base governista acompanharam o Vice

Para vencer no Colégio Eleitoral, Tancredo teve de se acertar com setores governamentais hostis à candidatura situacionista



 

Para vencer no Colégio Eleitoral, Tancredo teve de se acertar com setores governamentais hostis à candidatura situacionista, inclusive convencendo José Sarney a ser seu vice, carregando com ele uma numerosa dissidência de parlamentares do PDS ao abandonar a presidência do Partido. 

Esse grupo fundou o Partido da Frente Liberal, enquanto Sarney se filiava ao PMDB para se tornar o vice na chapa de Tancredo, o que foi vital para a vitória: 480 votos a favor contra 180, com 17 abstenções.

“Com a minha renúncia do cargo de presidente do PDS, juntei-me a Aureliano Chaves, Marco Maciel, Jorge Bornhausen e Guilherme Palmeira e chefiamos a arregimentação de grande parte dos delegados do PDS para essa fórmula. Montoro (Franco Montoro) encarregou-se de obter de Ulysses a concordância em participar do colégio eleitoral. Ele a obteve e, numa solução de compromisso, com Aureliano Chaves – que era o vice de Figueiredo – indicando o candidato a vice-presidente da República, conseguiríamos controlar o colégio eleitoral e eleger o presidente”.


Deixe seu comentário


Publicidade