DNIT apresenta balanço das ações na BR-156 a parlamentares do Amapá
Departamento trabalha de maneira prioritária para avançar na pavimentação e manutenção da rodovia

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) diz que trabalha, de maneira prioritária, para avançar na pavimentação e manutenção da BR-156/AP, conforme diretriz do Governo Federal e do Ministério da Infraestrutura. De acordo com o DNIT as ações contam com o apoio em emendas e são acompanhadas de perto pelos parlamentares amapaenses, que estiveram em reunião na sede da autarquia, presencial e por meio de videoconferência.
A rodovia é o principal corredor logístico do estado e fundamental para a interligação dos municípios amapaenses e desenvolvimento econômico da região. Tendo cerca de 800 quilômetros de extensão, é dividida nos segmentos Norte e Sul, a partir da capital Macapá.
Durante o encontro com o Diretor-Geral do DNIT, general Santos Filho, e o Diretor de Infraestrutura Rodoviária, Lucas Vissoto, a nova Coordenadora da Bancada, deputada federal Aline Gurgel, propôs agendas mensais para acompanhamento das ações, reforçando o senso de urgência dos empreendimentos rodoviários no Amapá.
Também participaram da reunião o senador Lucas Barreto (online), os deputados federais Acácio Favacho, Leda Sadala e Professora Marcivânia, e o vice-governador do Amapá, Jaime Domingues (presencialmente). Os demais integrantes da bancada também apresentaram questionamentos, por meio da Coordenadora.
Construção – Durante a reunião, a Diretoria do DNIT informou que, até 2019, os trechos terrosos da BR-156/AP não contavam com nenhum projeto executivo. A atual gestão do DNIT abraçou o desafio e senso de urgência, e em menos de dois anos, analisou os projetos em desenvolvimento para o Trecho Norte, já com mais de 100 quilômetros aprovados.
A autarquia também contratou a elaboração de 240 quilômetros de projeto executivo para o Trecho Sul e o anteprojeto da Ponte sobre o Rio Jari, que vai interligar o Amapá ao Pará. Além disso, o DNIT está avançando edital do projeto de implantação e pavimentação da BR-210/AP, outro importante empreendimento para a logística do estado.
A ordem de início da mobilização para execução das obras de pavimentação do Lote 4 do Trecho Sul foi emitida no início do mês de junho, a cargo do Exército Brasileiro, que já está em fase de mobilização e de estoque de insumos. A partir do período de estiagem, o Batalhão vai avançar na construção da infraestrutura dos bueiros, dispositivos de drenagem e em serviços de terraplenagem, para entregar, pela primeira vez na história da rodovia, os primeiros segmentos pavimentados no trecho sul, com asfalto e sinalização em 2022.
O Norte, cruzando a linha do Equador, a BR-156 chega a Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa. Após ajustes com a contratada e aporte de recursos da bancada amapaense, o DNIT informa que já avança na construção do segmento. Na próxima semana, começará a construção de pontes e estocagem de insumos para pavimentação do Lote 2, com o objetivo de avançar na pavimentação durante o período de estiagem. A meta é entregar 10 quilômetros de asfalto pronto este ano, nas proximidades de Calçoene, e continuar evoluindo em 2022.
Manutenção – Sobre a manutenção do estado, os diretores informaram que, a partir de um planejamento estruturado e atuando para reverter os problemas causados pelo histórico de malha descoberta no Amapá, o DNIT garantiu que a BR-156/AP tenha 100% de cobertura com contratos de manutenção, desde o ano passado. As ações buscam elevar o nível de serviço nos trechos de estrada de terra da rodovia, garantindo a melhoria da trafegabilidade. Para isso, têm sido realizados trabalhos de recomposição de plataforma e de manutenção de pontes.
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