Dnit lança edital de concessão de Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte em Santana
Além do anúncio como parte dos dias finais para conclusão do Porto do Povo, ocorreu a chegada do cais flutuante; previsão de entrega é para janeiro de 2026

Douglas Lima
Editor
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) lançou na manhã deste sábado, 20, o Edital de Concessão da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4). O anúncio ocorreu no Canteiro de obras do Porto do Povo, em Santana. A ocasião também celebrou a chegada do cais flutuante, outro ponto crucial para o andamento do projeto.
“Este é o anúncio do edital da ocupação do Porto do Povo, que agregará catraieiros, carregadores, o comércio dos entornos e taxistas. Todos serão assimilados. Além de trabalho, será um ponto de lazer para a população contemplar o fim de tarde no local”, declarou o senador Randolfe Rodrigues (PT), articulador das emendas direcionadas para as obras e que afirmou que o Porto, quando entregue, fará com que o município de Santana volte com sua vocação de ser o ponto de entrada e saída para os diversos cantos da Amazônia.
O superintendente do Dnit no Amapá, Marcello Linhares, disse que o momento do anúncio do edital serviu como uma oportunidade de diálogo com a população, para sanar dúvidas sobre a operacionalização do Porto e das contratações que já estão em andamento. “Futuramente serão lançados editais de contratação de operação naval e do retro porto, que terá o trabalho ordenado por uma empresa para que a população possa ter instalações de segurança necessárias”, afirmou.
Ainda durante o evento, o prefeito de Santana, Bala Rocha, defendeu que além da utilidade pública do Porto do Povo, a obra deve trazer alegria e autoestima para o povo do município. “Lutei muito por isso; este local é uma janela aberta para o rio Amazonas, um ponto de contemplação. Entramos com o terreno, Randolfe com as emendas e o Dnit ficou com as obras. Aqui o que prevalece é a união, isto é o que dá certo”, concluiu o gestor municipal.
Cais flutuante
O cais flutuante possui 65 metros de comprimento, 16 metros de largura e capacidade para atender embarcações de até duas mil toneladas, e permitirá atracamento seguro e eficiente, independente das variações do nível do rio Amazonas. O cais é conectado à margem por uma passarela metálica coberta de 32 metros dotada de rampa para acessibilidade universal.
Deixe seu comentário
Publicidade





