Dorinaldo Malafaia vota contra aumento do IOF e propõe tributação mais justa das grandes fortunas
“Nosso compromisso é com um sistema mais justo, que corrija desigualdades e enfrente privilégios”, justificou o deputado federal pelo estado do Amapá

O deputado federal Dorinaldo Malafaia (PDT‑AP), vice‑líder do governo, anunciou seu voto contrário ao aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), durante votação na Câmara dos Deputados.
Em suas redes sociais, o parlamentar explicou: “Votei contra o aumento da taxa do IOF porque, além de ter impacto limitado nas contas públicas, representa menos de 1,5% da arrecadação federal, a medida tem efeito concreto no dia a dia da população. Para quem depende de empréstimos, o custo do crédito pode subir até 8% ao ano, em um país onde o juro do cheque especial já ultrapassa 130%”.
Malafaia defende que a melhor estratégia para enfrentar desigualdades seria a aprovação de uma lei que tributasse de forma justa grandes fortunas, lucros e dividendos de pessoas super-ricas: “Essa é a saída mais responsável para enfrentar desigualdades e garantir recursos para as políticas públicas”.
O deputado também criticou a forma de elaboração da proposta: “Além do mais, a proposta foi construída sem o debate necessário. Mudanças tributárias precisam ser discutidas com responsabilidade, ouvindo o Congresso e a sociedade”.
Por fim, destacou seu compromisso com um sistema tributário mais justo e equilibrado: “Nosso compromisso é com um sistema mais justo, que corrija desigualdades e enfrente privilégios. Por isso, meu voto foi contra”.
Deixe seu comentário
Publicidade


