Dr. Furlan elege habitação como prioridade em seu plano de governo para Macapá
Pré-candidato a prefeito da capital, Dr. Furlan disse na Diário 90,9FM o que pensa em termos de alternativas para o debate da cidade a ser editado na campanha.

Cleber Barbosa
Da Redação
Médico e deputado estadual, Dr. Furlan (Democratas) foi o convidado da vez da série de entrevistas com os pré-candidatos à prefeitura de Macapá, no Togas&Becas (Diário 90,9FM), na manhã deste sábado (22), onde falou sobre diversos temas relacionados à gestão, mas dando ênfase a soluções em moradia digna para os munícipes.
Ele disse que 44% das habitações da capital estão em áreas de ressaca, que apresentam degradação em níveis irreversíveis, mas que o modelo habitacional implementado nos últimos anos [dos conjuntos habitacionais], não é o mais adequado, pois as pessoas resistem em adotar o regime de vida em condomínio.
A resistência desses moradores em deixar a área alagada para a vida nos paredões de concreto, para Furlan pode ser explicada por vários motivos.
O primeiro é o fato de terem sido criadas ali, livres, há mais de 20 anos em muitos casos.
“As pessoas, ali, criam galinhas, patos, enfim, seus animais, e quando vão para um conjunto habitacional não conseguem se adequar à realidade de um apartamento, onde pagam água, energia elétrica, e, principalmente, onde o aparelho social não está disponível”, ponderou.
Ele citou como exemplo o Conjunto Habitacional Macapaba, com 5 mil unidades habitacionais, num contingente aproximado de 20 mil pessoas, onde existe carência de programas como o saúde da família, ausência de creches e a deficiência do transporte público.
Sua proposta consiste em urbanizar áreas periféricas de Macapá, especialmente aquelas de ressaca que já estão sem recuperação.
“A ideia é dar condições para que essas pessoas continuem vivendo melhor lá mesmo onde estão, e, lógico, avançar com os programas habitacionais para evitar que outras áreas sejam afetadas”, completou.
Furlan falou ainda sobre diversos outros temas, como mobilidade urbana, trânsito, educação e saúde. O conteúdo completo está disponível nas redes sociais do Sistema Diário e na página do programa Togas&Becas, no Facebook.
Deixe seu comentário
Publicidade
