“É uma grande vitória para o Amapá”, celebra Clécio sobre fim de visto para entrar na Guiana Francesa
Gestor estadual reforça pontos positivos das duas nações com intercâmbio empresarial, esportivo e cultural

Douglas Lima
Editor
Em fala exclusiva ao programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), no dia seguinte à abolição de visto para brasileiros entrarem na Guiana Francesa, 5 de junho de 2025, o governador do estado do Amapá, Clécio Luís, destacou os pontos positivos do intercâmbio entre as duas nações.
“É uma grande vitória para o Amapá”, celebrou o gestor, complementando que as relações com o país serão estreitadas através do deslocamento de pessoas para fins de amizade, familiar, empresarial, esportiva e de saúde, entre outros. “Antes, se uma mãe quisesse visitar um parente doente, ela teria que ir até Brasília, tirar o passaporte, o visto, fazer a biometria, depois voltar para o Amapá, para poder ir à Guiana; agora isto não será mais necessário”, exemplificou Clécio.
O governador relembrou que a questão também foi pauta de governos anteriores e que se estendeu por mais de três décadas, e que o Amapá finalmente pode comemorar a união. Durante a entrevista, Clécio agradeceu ao presidente Lula e ao presidente francês Emmanuel Macron, com quem se reuniu no passado também para discutir a questão. “Os franceses lutaram também, tem sido uma das principais pautas do Amapá com a Guiana Francesa”, cravou.
Por fim, reforçando a importância comercial do acordo, Clécio Luís adiantou que já articula reunir empresários do Selo Amapá para uma viagem em comitiva para apresentar os produtos amapaenses aos franceses, e que planeja, após melhorias necessárias de infraestrutura no lado brasileiro, incluir a França no roteiro turístico de quem visita o Amapá.
“O turista pode vir para cá, conhecer o Marco Zero, o Curiaú, o Batuque, o Marabaixo, o rio Amazonas, e depois conhecer a França, através da fronteira que está aqui no Oiapoque”, concluiu.
Deixe seu comentário
Publicidade


