Política

Eleições 2016: TRE-AP transporta urnas e monta locais de votação

O equipamento foi entregue aos coordenadores dos locais de votação e instaladas nas seções eleitorais para o início do pleito, às 8h. O processo eleitoral será encerrado às 17h.


Às 5h40 deste domingo (30), Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) iniciou o transporte de urnas eletrônicas para os locais de votação que serão usadas no 2º Turno das Eleições Municipais 2016, em Macapá. Devido a problemas de segurança nas escolas em Macapá, a distribuição das máquinas foi realizada somente na madrugada de hoje.

O equipamento foi entregue aos coordenadores dos locais de votação e instaladas nas seções eleitorais para o início do pleito, às 8h. O processo eleitoral será encerrado às 17h.

O número de seções eleitorais utilizadas no pleito será de 845 (cada uma delas com uma urna eletrônica), sendo que 512 são da 2ª Zona Eleitoral e 333 da 10ª Zona. Além de116 urnas reservas, 65 para a 2ª Zona e 51 para a 10ª.

Técnicos efetivos, terceirizados e acadêmicos treinados farão a manutenção do equipamento ao longo do dia. Se eventualmente algumas urnas apresentarem problemas, e os aparelhos reservas não suprirem a demanda, serão usadas urnas de lona e cédulas de papel.

A cidade foi dividida em cinco pontos de distribuição, de onde as urnas saíram hoje.  São eles: TRE, Cartório Eleitoral da Zona Norte, Escola Nilton Balieiro, Juizado Especial Sul e Universidade Federal do Amapá (Unifap). As urnas foram para os pontos de distribuição ontem (29).

Ao todo, são 139 locais de votação em Macapá. Além de escolas estaduais e municipais, a Unifap, Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e Instituto Federal do Amapá (Ifap). Além das casas de reabilitação Centro de Educação Socioeducativo de Internação (Cesein) e Instituto Penitenciário do Amapá (Iapen) serão postos para o eleitor exercer sua cidadania.

Também no sábado, foram transportadas para os locais as cabines de votação, cadernos de voto, canetas, produtos de higiene pessoal, alimentação e água mineral para suprir as necessidades das seções eleitorais, mesários e coordenadores. Os locais foram arrumados com setas de identificação, lista dos candidatos e identificação das seções eleitorais nas portas das salas onde o eleitor votará.

“O transporte das urnas para os locais de votação e montagem das seções ocorreu dentro da normalidade. Vamos seguir o planejamento e realizar a eleição com lisura e tranqüilidade”, ressaltou o diretor geral do TRE, Dr. Veridiano Colares.


Deixe seu comentário


Publicidade