Política

Em encontro nacional, Clécio Luís ressalta importância do controle interno na gestão

O evento conta com palestrantes de várias vertentes, como combate à corrupção, fortalecimento do controle interno, governança e acordos de leniência.


O prefeito Clécio Luís participou nesta quarta-feira, 29, da mesa de abertura da 14ª edição do Encontro Nacional de Controle Interno, que ocorre em Macapá. O evento é o maior de controle interno governamental do país e objetiva discutir ações para garantir a transparência e lisura no trato com o dinheiro público.

Antônio Carlos Bezzera, delegado federal de Controle Interno, reiterou que o encontro é relevante pelo momento político que o país vive. “Dentro de algumas semanas, iremos escolher aqueles que irão gerenciar nossos recursos. E o controle interno pode ser um dos pontos principais, para ser um critério que ajude nesse processo”, afirmou.


O evento conta com palestrantes de várias vertentes, como combate à corrupção, fortalecimento do controle interno, governança e acordos de leniência. Para o controlador-geral do Estado, Otni de Alencar, o evento, que acontece pela primeira vez no Amapá, é uma forma de esclarecer o nível das políticas públicas para evitar inconsistências irregularidades no uso de recursos públicos.

Clécio Luís destacou o seu papel, que, naquele momento, era de respaldar e referendar a importância do controle interno na gestão. “Quero reforçar a importância dos órgãos de controle interno. Com isso, temos que fortalecer o sistema de controle, pois, antigamente, as nossas referências eram os Tribunais de Contas, mas hoje eles também nos ajudam na excelência de desenvolver o gerenciamento dos recursos. Portanto, além de uma necessidade técnica, o controle interno tem uma necessidade política”, enfatizou.

Também participaram da solenidade o presidente nacional do Controle Interno, Álvaro Fakredin; o governador do Amapá, Waldez Góes, o procurador-geral do Estado, Narson de Sá Galeno; representando o Ministério Público do Amapá,  o promotor de Justiça Manuel Menezes; a controladora-geral do Município de Macapá, Nair Mota; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amapá, Emilio Sérgio dos  Santos; o superintendente da Polícia Federal no Amapá, Dorival Ranuci, dentre outras autoridades.

Fotos: Max Renê


Deixe seu comentário


Publicidade