Política

Em novo decreto municipal, Macapá segue com academias abertas e rodízio de veículos

As mesmas medidas publicadas no decreto anterior permanecem, mas algumas alterações em outros segmentos foram feitas.


Foto: Joelson Palheta/DA

Lana Caroline
Da Redação

 

Na manhã desta quinta-feira (01), o prefeito de Macapá, Antônio Furlan, durante o programa LuizMeloEntrevista (90.9 FM), afirmou que no novo decreto da Prefeitura da capital, publicado na noite desta quarta-feira (31), academias estão autorizadas a funcionar e o rodízio de veículos continua.

Segundo Furlan, as academias podem funcionar por oferecerem uma prática saudável e que deve estar presente no dia a dia da população.

“Temos recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrando que a prática de atividades físicas faz bem para a saúde, portanto, é recomendado. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda 40 minutos de atividade física, pelo menos 4 ou 5 vezes na semana”, justificou.

Em contrapartida, o governador do estado, Waldez Góes, afirma que esse é o único ponto divergente nos decretos estadual e municipal, mas que está fazendo o possível para que tenha um alinhamento com todos os prefeitos.

“No caso da capital, está 99% por causa dessa divergência, mas eu não abrirei mão do fechamento deste setor [academias], pois estou seguindo o que deve ser adotado de acordo com a classificação de risco do Amapá. Se a classificação é roxa, e Macapá tem a maior incidência, temos que tomar cuidados recomendados pela ciência. A mesma ciência que criou vacinas é a que orienta as medidas”, ponderou Waldez.

Questionado sobre o rodízio de veículos, o prefeito afirmou que as regras do decreto anterior são as mesmas para essa restrição. “Amanhã (2) segue a regra normal do rodízio, exceto para as pessoas que irão ser vacinadas. Basta justificar e passará pela fiscalização sem problema nenhum”, garantiu.

Para conferir o Decreto Municipal de medidas restritivas de combate à Covid-19, clique aqui  


Deixe seu comentário


Publicidade