Política

Em Saint Georges, deputada pede que retirada de visto seja feita no Amapá

Os vistos de entrada passaram a ser emitidos pelo Consulado Francês, localizado em Brasília, levando grande desistência de brasileiros de entrar nesse território.


Com a retirada do visto do estado do Amapá, as cidades fronteiriças de Oiapoque Saint George, sofrem impacto negativo, dificultando o acordo bilateral entre o Amapá e a Guiana Francesa. Mediante isso, representando a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), a deputada estadual Cristina Almeida (PSB) participou de uma reunião com o prefeito de Saint Georges – FR, Georges Elfort; o ministro conselheiro da Embaixada da França, Gilles Pecassou, e o Consul Francês em Brasília, Samuel Bouchard, para tratar sobre a retirada do visto de entrada de brasileiros na Guiana Francesa.

Os vistos de entrada passaram a ser emitidos pelo Consulado Francês, localizado em Brasília, levando grande desistência de brasileiros de entrar nesse território.

No encontro, Cristina solicitou aos presentes a possiblidade do referido serviço retornar à Macapá, com a possibilidade de se estender até o município de Oiapoque, devido a Ponte de Integração. “Tal descentralização vai facilitar a retirada do visto, assim como reduzirá os gastos com os serviços”, afirmou a deputada.

Gilles Pecassou disse que é importante a aproximação da relação entre autoridades do Amapá com o ministério, e se colocou à disposição para tirar as dúvidas e contribuir em todas as questões internacionais.

“A retirada do visto do Amapá não tem a ver com a relação entre Brasil e Guiana Francesa, e sim com um problema interno nosso. Estamos trabalhando para resolver essa questão, seja com redução de taxas, caso o serviço permaneça em Brasilia, ou retornando para o Amapá”, garantiu Pecassou.


Deixe seu comentário


Publicidade