Política

Encerrado o debate no rádio, PPA Interativo vai ser formatado

PPA Interativo



 

Durante entrevistada concedida ao programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), o secretário de Estado de Planejamento, Antonio Teles Júnior, descreveu como “muito proveitoso” o debate no rádio sobre o PPA interativo: “O início da construção do PPA interativo no rádio foi proveitoso, muito proveitoso porque pudemos colher informações dos moradores de todos os pontos do estado, por pausa da abrangência do rádio, inclusive proporcionando melhor entendimento sobre o PPA para a população.

Durante a semana foram discutidos cinco eixos do desenvolvimento por técnicos: social, econômico, infra-estrutura, defesa social e gestão de finanças. “A política já está consolidada. O próximo passo será a Conferência, que ocorrerá no dia 11, no auditório do Ceap, onde todas as propostas questões levantadas serão juntadas, discutidas e detalhadas, tudo com a participação da sociedade civil organizada. A partir daí vamos construir a proposta formalmente”.

De acordo com Teles Júnior, para o dia 12 está previsto encontro com os prefeitos dos 16 municípios amapaenses: “Todos os prefeitos serão ouvidos, porque com base na realidade e nas necessidades dos municípios daremos um contorno popular para o PPA Interativo. Paralelamente, estamos trabalhando propostas com foco até o ano de 2030. Trata-se de uma agenda de estado para dar maior expressividade às políticas públicas, de longo prazo, com suporte para 2015/2019”.

Um exemplo de política a longo prazo, dado pelo Secretário de Planejamento é a agenda do setor petrolífero: “Essa agenda é muito importante, porque a exploração do petróleo na costa do Amapá só vai ser concretizada daqui a 10 aos, mas temos que plantar sementes, trabalhar com o horizonte mais à frente, formatando todo o planejamento necessário para que não sejamos pegos de surpresa”.

O debate sobre o PPA Interativo encerrou nesse domingo, 07. Iniciativa do Governo do Amapá, na construção do Plano Plurianual 2016/2019, com o tema “Desenvolvimento Social”. O programa foi levado a efeito das 9h às 11h e teve a participação das secretárias de Estado do Governo, Renilda Nascimento da Costa e da Inclusão e Mobilização Social, Eliete Nascimento Borges. Na ocasião, foram discutidos direcionamentos a saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer e apresentando políticas igualitárias.

No sábado, 06, o PPA Interativo em Debate teve como tema Desenvolvimento da Gestão e Finanças. Convidados e população debateram do estúdio central da Rádio Difusora de Macapá, questões como políticas de capacitação de servidores públicos, voltadas para a tecnologia da informação, modernização de processos, planejamento, orçamento e arrecadação tributária.


Deixe seu comentário


Publicidade