Política

Encontro define regras para relações comerciais entre Amapá e Guiana

Desenvolvimento regional


Um amplo debate para estabelecer regras de relações comerciais que visam um mercado consumidor composto por mais de um milhão pessoas – 751 mil no Amapá e 250 mil na Guiana Francesa – foi o principal destaque do segundo e último dia de trabalhos da 9ª Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça.

O encontro, realizado pelo governo do Amapá, em parceria com o Sebrae, em Macapá, visou a cooperação entre Brasil e França para o desenvolvimento econômico na região de fronteira com a abertura da ponte binacional sobre o rio Oiapoque – cuja liberação está prevista para julho de 2016.

Durante mais de três horas, autoridades franco-brasileiras discutiram entraves e convergiram propostas de soluções para criar atrativos que estimulem empresas do Oiapoque e da Guiana a cruzarem a ponte e abrir novos investimentos e oportunidades comerciais de ambos os lados da fronteira.

A principal aposta foi a facilitação do intercâmbio para empresários. Para isto, os vistos de permanência teriam que ser mais acessíveis, principalmente para o lado francês. Ficou acertado que uma lista com os nomes de empreendedores brasileiros e franceses será compartilhada com órgãos oficiais e entidades representativas do setor comercial dos dois países.

Segundo o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento do Amapá, Eliezer Viterbino, já existe um acordo de parceria entre as duas Câmaras de Comércio dos dois territórios para facilitar a circulação de empreendedores interessados em estudos para a implantação de negócios. Esse acordo pode se tornar o ponto de partida para uma regulamentação de vistos comerciais – destinados diretamente aos empresários.

O diretor do Sebrae, Carlos Alvarenga, reforçou a ideia de unir os mercados através do empreendedorismo com foco, também, na exportação: “Queremos que os nossos produtos cheguem do outro lado, e vice-versa, estabelecendo uma relação internacional de negócios. Precisamos dessa abertura”.

O potencial comercial da região foi uma unanimidade entre os membros da Comissão Mista. O senador francês Georges Patient exemplificou o interesse de empresários guianenses em implantar negócios em Oiapoque: “Temos empresários que produzem iogurte, que desejam instalar empresas em Oiapoque. O iogurte consumido no Amapá vem lá do sul do Brasil, e um frete é pago por isso. O mercado amapaense poderia comprar onde está mais perto. E da mesma forma o Sebrae pode se instalar na Guiana para ajudar na implantação de negócios de empresas amapaenses. Antes, entretanto, é preciso superar os bloqueios administrativos.


Deixe seu comentário


Publicidade