Política

Equipes da Sesa e Denasus articulam o fortalecimento

Curso de Qualificação de Auditorias e Ouvidorias


Gestores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reuniram-se na tarde desta terça-feira, 22, com gestores e técnicos da Coordenação Geral do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus). Na ocasião, ficou agendada a primeira etapa do Curso de Qualificação de Auditorias e Ouvidorias, que será promovido no dia 21 de setembro. A atividade pretende reunir auditores dos componentes municipais e estaduais.

O curso tem como organizadores equipes do Denasus e da Ouvidoria Geral do SUS, com duração de 80h, divido em duas fases. O encontro é uma oportunidade em que os participantes irão estudar temas específicos sobre auditoria e ouvidoria para aperfeiçoar suas práticas profissionais, além de receberem instruções de como é trabalhado a organização dos serviços de auditoria e de ouvidoria do SUS.

Durante a reunião, o colegiado da Sesa fez um levantamento do cenário atual das contas da pasta, onde destacou que no início da gestão a administração solicitou aos órgãos de controle externo, auditoria em todos os contratos, processos e contas da secretaria.

O secretário de Estado da Saúde, Pedro Leite destacou a importância das atividades de controle na esfera estadual. “A auditoria tem grande importância para o Estado, pois o controle é um amplo auxiliar de gestão. Precisamos trazer e manter essa cultura de auditoria em nossa administração, como uma ferramenta que fortaleça a gestão da Sesa”, observou.

A coordenadora de Desenvolvimento e Cooperação Técnica de Auditoria do SUS, Adelina Feijão, pontuou que o Ministério da Saúde tem reforçado o seu papel de instrumento de apoio na qualificação e fortalecimento das auditorias nas Secretarias de Saúde em todos os Estados da federação.


Deixe seu comentário


Publicidade