Especialista destaca benefícios que os servidores do Amapá passam a ter direito com Transposição para a União
Trabalhadores públicos do ex-Território Federal do Amapá poderão aderir à previdência complementar exclusiva do servidor federal.

Cleber Barbosa
Da Redação
Ocupando o cargo de Gerente Comercial da FUNPRESP, Sandiscleia Beni Gutierrez concedeu entrevista à Rádio Diário FM (90,9) neste sábado (30) durante audição do programa “Conexão Brasília”. Além da adesão à Funpresp, os servidores do Amapá que fizeram a transposição terão direito a contratar empréstimo consignado e proteção por invalidez e morte com taxas menores do que as praticadas pelo mercado.
Ela disse que os cerca de 6 mil servidores do ex-Território Federal do Amapá que fizeram a transposição para a União podem optar pela adesão ao plano de previdência complementar exclusivo para servidores federais oferecido pela Funpresp – Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo.
A adesão à Funpresp poderá ser feita em atendimentos presenciais ou remotos. Na última sexta-feira (29), ela esteve prestando os primeiros atendimentos no Salão de Eventos Macapá, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE) e nos próximos dias deverá organizar uma palestra ampliada aos servidores.
Atualmente esses servidores podem aderir à Funpresp como participantes tipo “Ativo Alternativo”, pois ingressaram no serviço público antes de 2013, quando foi instituído o Regime de Previdência Complementar – RPC. Isso significa que eles mantêm seu vínculo ao Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, mas também poderão formar a sua reserva previdenciária individual na Funpresp e escolher qual será a contribuição mensal que desejam fazer à Fundação.
Além disso, o servidor tem acesso ao empréstimo consignado da Fundação e à Parcela Adicional de Risco – PAR, uma proteção adicional para casos de invalidez e morte.
A cobertura de risco para morte pode ser mantida mesmo após a aposentadoria. A vantagem é que o custo para a contratação é menor que os oferecidos no mercado pelos bancos e pelas seguradoras. O valor correspondente é acrescido mensalmente à contribuição previdenciária. Não há cumprimento de carência para das coberturas contratadas. Para contratar empréstimo consignado, o participante precisa possuir 6 contribuições consecutivas, ter até 64 anos de idade e pelo menos R$ 4 mil em reserva.
Para esclarecer dúvidas sobre a adesão e benefícios da Funpresp, Sandi Gutierrez pretende ter outros momentos para dialogar com os servidores do ex-território do Amapá. “É a oportunidade de esses servidores conhecerem as vantagens de aderir a um plano de previdência que é exclusivo dos servidores públicos federais e garantirem uma realidade financeira segura e tranquila no presente, na aposentadoria, para si e para sua família”, disse.
Deixe seu comentário
Publicidade
