Política

Estudo mostra que corrupção torna Amapá o pior estado para in

O Amapá ficou na “lanterna” da lista após avaliação de 26 indicadores



 

Pelo terceiro ano seguido o Amapá foi apontado como o pior estado para investimentos estrangeiros, no Brasil. Os dados são do Ranking de Gestão e Competitividade dos Estados Brasileiros (2013/2014), elaborado pela Unidade de Inteligência do grupo inglês Economist. O Amapá ficou na “lanterna” da lista após avaliação de 26 indicadores, entre eles a corrupção, com análise na difusão de prática ilícita entre funcionários públicos, número de investigações e sistemas em vigor para prevenir atitudes delituosas. Nesse item, o Amapá recebeu nota zero. Na pontuação final, o estado levou 18,6 pontos em uma escala de zero a 100.

O Amapá teve nota zero também na avaliação de infra-estrutura e políticas de regulamentação de impostos, itens considerados fundamentais para atrair investimentos de grupos estrangeiros, segundo o economista e professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Antônio Teles, que também ocupa o cargo de secretário estadual de planejamento.

Para o economista, o pontapé para o Amapá sair da lanterna do ranking em um período de médio a longo prazo é ter iniciativa imediata em investimentos na infra-estrutura, políticas tributárias atrativas e criação de marcos regulatórios que são conjuntos de normas, leis e diretrizes que regulam o funcionamento dos setores privados que prestam serviços de utilidade pública.

A falta de políticas de regulamentação também deixou o Amapá com nota baixa no item “estabilidade econômica”, onde é analisada a capacidade de o Executivo estadual avançar com legislações.

A melhor pontuação amapaense ficou no item “sustentabilidade”, com 54,2 pontos. A categoria mediu as políticas para práticas ambientais sustentáveis, dividida em quatro indicadores: plano estadual, incentivos fiscais para a sustentabilidade, existência às instituições para cumprir regulamentos ambientais e qualidade e alcance da legislação.


Deixe seu comentário


Publicidade