Exército anuncia troca no Comando da Brigada de Infantaria de Selva em Macapá
General João Gobert Damasceno acaba de ser designado para cargo internacional no Ministério da Defesa, e substituto virá da Academia das Agulhas Negras.

Cleber Barbosa
Da Redação
O Exército Brasileiro confirmou na última sexta-feira, 12, a substituição do atual comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Macapá. Deixa o cargo o general-de-brigada João Roberto Govert Damasceno, para assumir o militar da mesma patente, Marcus Vinícius Gomes Bonifácio, que está vindo da Academia Militar das Agulhas Negras, onde era comandante do Corpo de Cadetes.
Procurado pela reportagem, o atual comandante da Grande Unidade, chamada assim por gerenciar quartéis em Macapá, Belém e São Luís, o comandante Gobert explicou que diferente de um comandante de batalhão, os generais não precisam necessariamente ficar por dois anos em um estado quando chegam ao comando de uma organização militar, a chamada OM. “As nossas missões são diferentes e um comando pode mudar antes mesmo desse período, como agora que vou ocupar um cargo no Ministério da Defesa”, disse Gobert.
A publicação, no Diário Oficial da Uniã, foi a seguinte: “O Presidente da República, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso XIII, da Constituição, resolve: Nomear, a partir de 15 de novembro de 2022, por necessidade do serviço, no âmbito do Ministério da Defesa, o general de brigada combatente João Roberto Albim Gobeet Damasceno, para exercer o cargo de subchefe de organismos internacionais do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, ficando exonerado, ex ofício, do cargo de comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva”.
Currículo
O general João Gobert possui graduação em Ciências Militares (Infantaria) pela Academia Militar das Agulhas Negras (1991); especialização em aperfeiçoamento de oficiais de infantaria (1999), pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, EsAO; especialização em Curso Preparatório aos Cursos de Altos Estudos Militares (2004-2005), pela Escola de Comando e Estado – Maior do Exército; especialização em Curso de Estudos em Política e Estratégia (2006-2006), pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra-BA.
Deixe seu comentário
Publicidade

