Política

Expofeira terá geração de energia própria sem comprometer o Estado

O governo do Estado fez uma parceria com a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA)


A energia que atenderá o Parque de Exposições da Fazendinha durante a 51° Expofeira – que será realizada no período de 30 de outubro a 8 de novembro – será gerada no próprio local por meio de contratação de geradores. A medida é necessária pois o alimentador que abastece a região não tem capacidade para atender a demanda.

A realização do evento não influenciará na queda ou falta de energia nos bairros da capital, pois terá sua própria rede de energia independente. A geração termoelétrica será contratada via licitação pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá. Por dia, serão produzidos 2.500 KVA que atenderão exclusivamente a Expofeira, evitando assim sobrecarregar à rede estadual.

Para reduzir custos, o governo do Estado fez uma parceria com a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) que ficará responsável pela parte técnica da rede. “A contratação da geração, operação e manutenção seria um custo alto, por isso fizemos a parceria com a CEA que fará o serviço sem gerar custos para o Estado e vamos contratar apenas a geração de energia”, explicou o secretário das Cidades e coordenador geral da Expofeira, Alcir Matos.

De acordo com Matos, a necessidade de gerar energia no próprio parque foi levantada em 2009, ano em que ocorreu a maior feira de todas as edições. Na época, o alimentador da Fazendinha – distrito em que fica localizado o parque – não era suficiente para atender a região. Por isso, foi contratado um gerador para solucionar o problema e não causar danos à população.


Deixe seu comentário


Publicidade