Política

Fátima Pelaes discute capacitação de brasileiras nos Estados Unidos

De acordo com levantamento do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, muitas imigrantes brasileiras, mesmo já estabelecidas nos EUA


A chefe da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SPM/MDH), Fátima Pelaes, debateu nessa quinta-feira, 6, em Boston (Massachusetts/EUA), com a área consular brasileira e representantes do Ministério do Trabalho (MT), ações para capacitação de brasileiras imigrantes em território americano. A discussão incluiu ainda integrantes da associação Brazilian American Center (Brace), que reúne lideranças comunitárias da cidade de Framingham, localizada nos arredores de Boston.

De acordo com levantamento do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, muitas imigrantes brasileiras, mesmo já estabelecidas nos EUA, precisam de apoio para superar situações de vulnerabilidade. Segundo a Brace, muitas brasileiras que trabalham na zona rural americana sabem apenas assinar o nome,o que dificulta a ascensão profissional. A Secretaria de Economia Solidária do MT brasileiro informou que ações de economia solidária podem ser replicadas nas comunidades brasileiras emigradas.

Cooperação – Fátima Pelaes disse que a intenção da SPM é fortalecer ações transversais (cooperativas) para assegurar autonomia financeira, formação acadêmica e profissionalizantes a fim de conseguir melhoria de vida para as brasileiras ali residentes. Segundo ela, a SPM está desenvolvendo parcerias com o MRE e MT brasileiros a fim de construir projetos pilotos em parceria com comunidades de brasileiras , “para atender as demandas locais”.


Deixe seu comentário


Publicidade