Política

Fátima Pelaes participa de encontro de lideranças do Brasil e Canadá

No evento, foi exposta a participação das mulheres nos diferentes âmbitos de poder no Canadá, a democracia paritária, as lutas e a participação das mulheres no Brasil e a proposta das leis de cotas para o setor privado brasileiro, dentre outros assuntos.


A secretária nacional de políticas para as mulheres, Fátima Pelaes, discutiu, nessa quinta-feira, 30, na Câmara Federal, em Brasília, a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão num encontro que reuniu lideranças femininas do Brasil e Canadá. Dentre as participantes estava  a vice ministra canadense das relações exteriores, Sarah Fountain.

No evento, foi exposta  a participação das mulheres nos diferentes âmbitos de poder no Canadá, a democracia paritária, as lutas e a participação das mulheres no Brasil e a proposta das leis de cotas para o setor privado brasileiro, dentre outros assuntos. À secretária Fátima Pelaes coube abordar o tema  “Os desafios da participação das mulheres nos diferentes âmbitos de poder no Brasil”.

Em sua fala, Fátima Pelaes ressaltou que no Brasil ainda é acanhada a participação feminina nos cargos de decisão política. E enfatizou  que embora a legislação eleitoral garanta a inscrição de 30% de candidatas mulheres nos pleitos, o resultado das urnas indica que ainda é enorme a distância entre a intenção e a realidade política vivida pelas mulheres candidatas.

Sub-representação – “O aumento da participação feminina está diretamente ligado à conscientização da sociedade”, disse a secretária. Ao citar algumas cifras comparativas entre Brasil e alguns países, Pelaes disse que é preciso rediscutir a subrepresentação política feminina no Brasil, cuja população e eleitorado são majoritariamente femininos. A secretária concluiu dizendo que apesar das políticas afirmativas adotadas no Brasil, a subrepresentação feminina “prejudica a democracia no país”.


Deixe seu comentário


Publicidade