Política

Forças de segurança se unem pra combater crimes no Amapá

Representantes de órgãos estaduais e federais estão traçam plano de ação para a deflagração de operações em todo o estado.


O titular da secretaria de estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) coronel Carlos Souza anunciou nesta sexta-feira (04) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) a execução de um plano integrado para combater crimes violentos em todo o estado. Ele explicou que representantes da Sejusp, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), polícias Militar (PM) e Civil, e do Tribunal de Justiça (Tjap) estão reunidos para traçar as estratégicas que serão usadas em várias operações que começarão a ser deflagradas nos próximos dias.
“Estamos tendo um encontro na Sejusp com todas as forças de segurança do estado, federais e do Poder Judiciário para traçar um plano de ação integrada para combater crimes violentos e internacionais contra a vida, que também conta com a participação da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência e do Exército), através do Comando da Foz do Amazonas. Essa união é de extrema importância porque a população não quer saber se a responsabilidade é estadual, federal ou municipal; temos que estar unidos para garantir segurança à sociedade, porque a violência cresce significativamente no país”.

 

Carlos Souza disse que diante do aumento da criminalidade em estados vizinhos ao Amapá é necessário o planejamento e a execução de ações para o combate à violência: “É cada vez mais crescente a violência em estados próximos a nós, onde policiais estão sendo caçados e mortos por bandidos, com residências invadidas; isso está aqui do lado, em Belém mais especificamente, e não podemos permitir aconteça no Amapá. Nesse encontro não vão ocorrer só discussões, pois vamos deliberar ações para a deflagração de operações que vamos desencadear ainda este me com base num forte trabalho de Inteligência para combater com maior efetividade a criminalidade”.

 

Para o secretário, a criação do ministério extraordinário da Segurança Pública vai permitir maiores investimentos no Amapá: “Nós temos R$ 108 milhões prontos para serem licitados; já consegui organizar tudo isso e mais de 90% dessas licitações serão publicadas nos próximos dias, para a reforma, reaparelhamento e construção de novos quartéis, de uma nova penitenciária, dando toda a estrutura lógica necessária para parte operacional funcionar muito bem; a questão do efetivo policial é muito complicada, mas com os cursos de formação para os aprovados nos concursos públicos, inclusive com a atuação dos novos policiais durante os estágios teremos um grande reforço”, previu, finalizando:
– O governador Waldez já encaminhou à Assembléia o projeto do Fundo Estadual da Segurança Pública e o ministro Jungman (da Segurança Público) assegurou que vai fazer o primeiro repasse de recursos do Fundo a Fundo logo após a aprovação do Fundo Estadual, o que dará grande impulso para a área da segurança pública. Com a criação do ministério o governo federal sai daquela situação de ficar só assistindo, e agora participa efetivamente das decisões e dá apoio aos estados. Agora com todos juntos e com muita Inteligência estamos elaborando as ações para fazer o combate mais efetivo ao crime, dando mais tranqüilidade à sociedade.


Deixe seu comentário


Publicidade