Política

Frente Parlamentar pela Prevenção à Violência contra Mulher discute sobre feminicídio nos municípios do Amapá

Deputada Cristina Almeida aponta que é importante levar esse debate para regiões interioranas, locais onde acontecem muitos atos de violência.


Railana Pantoja
Da Redação

 

A Frente Parlamentar de Prevenção à Violência contra Mulher da ALAP está levando a vários municípios do Estado discussões sobre feminicídio, além de avaliar órgãos que dão apoio à vítima.

A deputada estadual Cristina Almeida faz parte da comissão e diz que a avaliação dos pontos de apoio à mulher é essencial. “Estamos atuando junto com a Promotoria da Mulher, com o objetivo de fiscalizar todos os órgãos que fazem parte da rede. O primeiro passo é monitorar esses órgãos e dialogar. Hoje (19) vamos assumir um Termo de Conduta pra ver o prazo que esses órgãos vão ter para fazer regularização e então poder atuar efetivamente”, explica.

A deputada aponta que é importante levar esse debate para regiões interioranas, locais onde acontecem muitos atos de violência contra mulheres. “Nós que vivemos na Amazônia sabemos que a violência acontece nos lugares ribeirinhos, nas comunidades quilombolas e indígenas, onde a autonomia das mulheres ainda não chegou e com um agravante muito maior: não existe aparato de proteção à mulher. Ou seja, ela está completamente desprovida de direitos”, pontuou.

A comissão já passou por Oiapoque, Mazagão e Laranjal do Jari. O próximo município a ser visitado é Itaubal do Piririm. “A gente tem uma excelente legislação, mas ela só tem resultado depois do ato feito. Nós precisamos trabalhar a educação contra o feminicídio, então nosso foco é trabalhar com gestores municipais as ações. Também queremos levar isso para escolas, educar para que entendam os resultados da violência contra mulher, o feminicídio já é a última instância dessa violência”, finaliza.


Deixe seu comentário


Publicidade