Política

Furlan anuncia ordem de serviço para macrodrenagem da Bacia das Pedrinhas e Canal do Beirol

Em entrevista ao Sistema Diário de Comunicação, prefeito de Macapá disse que autorização para a que será a maior obra de infraestrutura e saneamento de todos os tempos em Macapá ocorrerá logo em meados de janeiro de 2026


Douglas Lima
Editor

 

O prefeito de Macapá, Antônio Furlan, anunciou na manhã desta segunda-feira, 29, que logo em meados de janeiro de 2026 ele assinará ordem de serviço para o início da macrodrenagem da Bacia das Pedrinhas e do Canal do Beirol até à avenida Timbiras, apontada por ele como a maior obra de infraestrutura e saneamento de toda a história da capital amapaense.

 

O gestor mostrou que a macrodrenagem nos bairros Pedrinhas e Beirol será primordial para o fim de alagamentos, toda vez que chove mais forte, daí considerá-la uma ação que definitivamente acabará com o transbordamento de água em ruas, avenidas, canais e ressacas da zona sul da cidade.

 

 

Furlan informou que o serviço na Bacia das Pedrinhas e Canal do Beirol será possível através de verbas federais oriundas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ele destacou que prima em dar o crédito a quem ajuda o município, como também faz aos deputados e senadores por ocasião de emendas parlamentares em relação a obras executadas ou em planejamento.

 

O prefeito acrescentou que enquanto a obra definitiva não chega, a gestão, através da Secretaria de Zeladoria Urbana, cujo titular é Helson Roberto, trabalha dentro dos canais com constante remoção de lixo e entulhos para que as águas das chuvas do Inverno, que já chegou, não repercutam em grandes alagamentos.

 

Furlan revelou que há cinco anos a Prefeitura Municipal de Macapá está sem convênios e parcerias com o governo do Amapá. A revelação foi feita após ele dizer que está no campo opositor à gestão estadual, sem que isso signifique a certeza de que em 2026 concorrerá para o Palácio do Setentrião.

 

Furlan, sobre a próxima eleição para o governo do estado, disse que respeita o calendário eleitoral e que por enquanto o foco de suas atividades é a gestão do município de Macapá, e que agradecia a boa aceitação popular de sua administração, registrada em pesquisas, a última inclusive o posicionando como o segundo melhor prefeito das capitais brasileiras.

 

Atuação

O prefeito disse que já entregou 35 obras na área da saúde e que houve avanço nos atendimentos de média e alta complexidade. Informou sobre o Hospital Municipal e a Maternidade Municipal, ora em construção na zona norte da capital. Citou a construção de mais dois centros de atenção psicossocial (Caps).

 

O gestor acrescentou que o Hospital Municipal conta com verba conseguida pelo deputado federal Vinicius Gurgel e senador Lucas Barreto, por meio de emendas parlamentares, e a Maternidade pelas então deputadas federais Leda Sadala e Aline Gurgel, usado o mesmo expediente de emendas parlamentares.

 

Antônio Furlan informou que setecentas ruas da capital já foram asfaltadas em sua gestão, somando 287 quilômetros, e reconheceu que muitas artérias ainda precisam de asfalto ou recapeamento. Dez binários abertos, via expressa Aníbal Barcellos, nova ponte Sérgio Arruda e via expressa que liga os bairros Brasil Novo e Sol Nascente foram as principais providências citadas a favor da mobilidade da cidade.

 

No setor educacional, o gestor informou que mais de 40 escolas foram construídas ou reconstruídas, e que mais sete serão entregues em janeiro e março do ano que vem; há cinco anos o ensino do município vem crescendo no Ideb, o índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Tratamento especial dado à orla de Macapá, Meio do Mundo, Teatro Municipal, orla do bairro Perpétuo Socorro e Rua Torta foram obras citadas pelo gestor macapaense construídas em sua administração, até agora.

 

 

“Temos o conceito da cidade inteligente; transformamos área aparentemente inóspitas em locais onde as pessoas possam transitar, se encontrar”, explicou.

 

Furlan salientou a inauguração do Parque Linear, a acontecer nesta segunda-feira, às 17h. Ele argumentou que a obra na avenida Tancredo Neves foi uma forma de contemplar a população da zona norte, que tem pouco espaço onde possa se encontrar.

 

O concurso previsto para 2026, para a Guarda Municipal e CTMac, foi citado pelo prefeito, que lembrou a conquista de armar os integrantes da hoje também chamada Polícia Municipal, e a elevação de totens, em pontos estratégicos de bairros, instrumentos importantes contra a violência urbana.

 

Furlan ressaltou, ainda, o programa habitacional Casa Macapá, que garante o valor da entrada do imóvel com recurso da Prefeitura e emendas do deputado Acácio Favacho, que já beneficiou mais de mil famílias, além do Conjunto Habitacional Janary Nunes, quase na fase de conclusão com quinhentas moradias.

 

Noventa e cinco por cento da iluminação pública da capital são com lâmpadas LED, destacou o prefeito, que por fim abordou o esforço da gestão em convênio com a cidade de Macaé (RJ) para preparar os munícipes, principalmente a juventude, para ingressarem na cadeia produtiva de petróleo e gás, bem como criar com os recursos gerados pela exploração dessas riquezas naturais outras fontes de economia.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade