Furlan manifesta tranquilidade e confiança na relação que terá com Clécio e bancada parlamentar
Prefeito de Macapá aponta segundo ano de gestão como período de muito trabalho, entrega e dedicação ao município

Douglas Lima
Editor
O prefeito Dr. Furlan, no programa ‘LuizMeloEntrevista’ desta quinta-feira, 29, manifestou tranquilidade e confiança no relacionamento que terá com o futuro governador Clécio Luís e com os deputados federais e senadores no que diz respeito ao apoio que poderá ter deles na administração de Macapá.
Furlan lembrou que após a eleição para governador procurou Clécio para parabenizá-lo, e duas semanas depois solicitou agenda para tratar de questões de Macapá. Na eleição majoritária no estado, ele apoiou Jaime Nunes, o principal concorrente do hoje governador diplomado, que foi prefeito da capital em dois mandatos consecutivos.
“O Clécio foi prefeito e sabe da dificuldade que é governar Macapá, uma capital-estado que tem praticamente 60% da população de todo o Amapá, e com os outros por centos passando por aqui em busca de serviços, todos os dias. São por exemplo moradores de Santana, Mazagão, Porto Grande e Laranjal do Jari”, registrou o prefeito.
Dr. Furlan confessou que precisa de parceria e que está no aguardo da agenda de relação com o governo do estado. “O Clécio está no momento compondo o seu secretariado, vai tomar posse, e assim que puder nos chamará para tratar do município de Macapá”, esperançou o gestor da capital.
Quanto à bancada federal, o prefeito disse que sempre teve tratativa respeitosa e adequada com os parlamentares, reconhecendo o papel deles, quem indica as emendas e até dando louros aos deputados e senadores. “Vamos continuar com essa relação, independente de bandeira política. A eleição tem o seu período, e depois todos temos que trabalhar”, acentuou.
Administração
Dr. Furlan, ainda no ‘LuizMeloEntrevista’, registrou que em 2022 concluiu o segundo ano de sua gestão à frente da Prefeitura de Macapá, apontando esse período como de muito trabalho, entrega e dedicação ao município, adotando uma filosofia de muito comparecimento em locais para fazer entregas de obras, sem fugir dos problemas.
O prefeito acha que a população reconhece o seu trabalho e que por isso o recebe da melhor maneira possível em todos os pontos onde faz visitas. No rádio, lembrou que desde o início de sua administração adota o modelo de estar próximo da população, inclusive aos domingos, com o que chama de aula de cidadania, quando vai aos bairros mais periféricos.
“Nesses locais vivenciamos a realidade das pessoas e fazemos as entregas para melhorar a qualidade de vida. Isso eu acho que foi já entendido pela população e faz com que a gente tenha essa relação boa, de respeito, uma relação mútua de esperança que as coisas melhorem”, descreveu.
Furlan revelou que o que a população mais pede é pavimentação das ruas, além de revitalização e reforma de passarelas, nesse último caso, se o munícipe reside em área de ressaca, porque isso é dignidade, mobilidade, o ir e vir que impacta diretamente na qualidade de vida.
O gestor garantiu que para este Inverno a Prefeitura Municipal de Macapá tem previsão de plantar perto de 20 mil árvores na cidade, adiantando que para isso houve todo um preparo com mudas de cores variadas. “Temos açaí, flamboyant, pau ferro, sumaúma e muitas outras espécies”, listou.
Dr. Furlan defende uma ampla discussão sobre o setor habitacional do Amapá, estado com o maior déficit habitacional do país – 17,8%. Para ele, a discussão tem que ser ampla, envolvendo prefeitura, governo, bancada federal e a própria União. “Temos que criar uma política habitacional forte para o estado”, convocou.
Ainda sobre habitação, o prefeito citou o programa Casa Macapá, realização da prefeitura que usa recursos de emendas parlamentares para entrada em compra de imóveis. Furlan revelou que já garantiu contrapartida para retomada da construção do conjunto Janary Nunes, no valor de cinco milhões de reais.
“A pandemia fez com que todos os esforços fossem direcionados no combate ao covid, em 2021; a atuação que desenvolvemos fez com que o nosso enfrentamento fosse muito seguro; não tivemos problemas de pessoas morrendo nas UBSs, montamos UTIs, estruturamos o Centro do Covid Santa Inês, avançamos na assistência, entregamos cinco novas UBSs, ampliamos mais três e reformamos quatro”, descreveu Furlan, já falando do setor de saúde.
O prefeito lembrou que fez do Centro de Especialidades Papaléo Paes um grande ponto de serviços com densitometria ,mamografia, odontologia e prótese, entre outros. Segundo ele, a gestão avançou na Saúde da Família, e registrou que Macapá foi a segunda capital que primeiro atingiu os 95% de vacinação preconizados pelo Ministério da Saúde. “Vamos continuar neste ritmo, porque a saúde básica é aquela prevenção que a gente tem que ter atenção muito grande para impedir que as pessoas vão ao hospital”, concluiu.
Deixe seu comentário
Publicidade
