Política

Futuro de Brahuna no Tjap será decidido ainda neste mês pelo S

Desembargador está afastado do cargo por determinação do CNJ



De acordo com reportagem da edição dessa quarta-feira, 8, da revista IstoÉ, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça decidirá neste mês o futuro do desembargador e ex corregedor do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Constantino Brahuna.

Antes da Páscoa, a vice procuradora geral da república, Ela Wiecko, ofereceu ao tribunal denúncia contra o magistrado e pediu o seu afastamento do Judiciário.

O desembargador está suspenso liminarmente desde novembro, por portaria do ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Conselho Nacional de Justiça, que também proibiu o magistrado de ir ao Tjap e de usar carro oficial.

Sobre Brahuna pesam várias acusações, como vazar informações em processo sigiloso, tentativa de interferência no trabalho de magistrados e retaliações contra juízas substitutas que depuseram contra ele na investigação do CNJ.

Brahuna ainda tentou retornar às suas funções no Tjap, mas teve a pretensão negada pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STJ). O desembargador pretendia se reintegrar ao exercício de funções para garantir sua eleição à Presidência do Tribunal, tendo sido eleita, por aclamação, a desembargadora Sueli Pini.


Deixe seu comentário


Publicidade