Política

GEA compra R$ 8 mi em medicamentos e reabastece rede hospitala

EMERGÊNCIA NA SAÚDE



O governo do Amapá anunciou a compra, através do estado de emergência da área de saúde, mais de R$ 8 milhões em medicamentos para abastecer as unidades do estado. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Pedro Leite, a compra visa sanar uma das principais precariedades da saúde nos últimos anos, causada pela falta de medicamentos e correlatos na rede pública.

De acordo com o secretário, a compra é suficiente para suprir todas as unidades de saúde do Amapá durante o carnaval e nos dois meses seguintes. Após esse prazo, será feita licitação para abastecer a rede pública por mais quatro meses. “A rede, tanto da capital quanto do interior, será abastecida. Essa é uma medida cuja celeridade foi possível devido ao estado de emergência decretado pelo governador Waldez Góes na saúde estadual. Os nossos distribuidores já garantiram que não faltará medicação, pois ela será comprada dentro das especificidades e necessidades das unidades”, explicou Pedro Leite.

Além de garantir a compra de medicamentos, o estado de emergência também viabilizou que a Secretaria de Saúde (Sesa) voltasse a utilizar o centro cirúrgico do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) com toda a sua capacidade. “O centro cirúrgico está sendo mais utilizado do que nunca. No momento, estamos dando prioridade a cirurgias ortopédicas e de trauma, para desafogar a demanda”, afirmou o secretário, acrescentando que outros dois centros cirúrgicos da reforma do HCAL já estão prontos e, em cerca de dez dias, eles já estarão 100% operacionais.


Deixe seu comentário


Publicidade