Política

GEA e Basa alinham criação de Central de Avaliação de Projetos

Financiamentos serão agilizados



 

Durante o 1º Encontro Estadual do Banco da Amazônia de 2015, no Amapá, realizado na manhã dessa terça-feira, 17, no auditório do Sebrae, o governo do estado e a instituição bancária assinaram o Protocolo Institucional que tem o objetivo de promover o desenvolvimento dos setores prioritários da economia local.

O governador Waldez Góes entregou um oficio, solicitando a criação de uma Central de Avaliação de Projetos, que vai agilizar o processo de financiamento. Atualmente, os projetos são enviados para Belém do Pará, o que torna o processo mais burocrático. “O protocolo consolida a participação mais intensa do Basa no processo de desenvolvimento do Estado. Sabemos que o presidente tem uma sensibilidade enorme com o Amapá e vai interceder nesse nosso pedido”, afirmou o chefe do Executivo.

O presidente do Banco da Amazônia, Valmir Rossi, afirmou que vai avaliar a reivindicação da criação da Central de Avaliação de Projetos. “Vamos analisar essa solicitação junto ao Banco Central. É bom ver essa preocupação do Estado na melhoria e agilidade dos projetos”, disse.

Além da assinatura, Valmir apresentou o balanço de 2014 e o plano de recursos para 2015. De acordo com ele, ano passado foram investidos 74 milhões de reais em projetos. Desse total, mais de 30 milhões de reais foram para pequenas empresas.

Em 2015, o investimento deve ser maior. “2015 é um ano de muitos desafios, mas apesar desse cenário de crise, vamos continuar financiando os projetos, pois o Amapá tem um grande potencial econômico”, garantiu o presidente do Basa.

O governador Waldez Góes ressaltou a prioridade da agenda de desenvolvimento econômico. Para desenvolvê-la duas providências foram tomadas. “A primeira foi o nivelamento do próprio governo, definindo as prioridades, os gargalos que precisam ser resolvidos e que podem facilitar o desenvolvimento da agenda. A segunda é a união de forças com as empresas e a busca de parceiros, como o Banco da Amazônia”, explicou o chefe do Executivo.


Deixe seu comentário


Publicidade