Política

GEA e governo federal projetam ampliar atendimento à saúde

 Waldez Góes prometeu que vai disponibilizar os recursos necessários para a expansão dos centros de atenção psicossocial



 

Durante encontro entre o governador Waldez Góes (PDT) e uma equipe de técnicos do Ministério da Saúde (MS), no Palácio do Setentrião, consolidou parceria para a implantação de um modelo de atenção à saúde mental que seja aberto e de base comunitária no Amapá. Entre os principais compromissos firmados no encontro está a expansão dos centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Para o governador, é importante aproveitar o incentivo do Ministério da Saúde e fortalecer a rede de assistência à saúde mental. “Eu penso que quanto mais organizarmos esses programas e serviços voltados à área da saúde mental, maior será a contrapartida do Ministério da Saúde para os projetos implantados no Estado”, destacou.

De acordo com Waldez, o Estado vai disponibilizar todos os recursos técnicos e financeiros para a ampliação dos centros: “Vamos viabilizar que isso aconteça dentro das atuais condições do Estado, seja realocando os profissionais já existentes ou contratando novos servidores para atuarem dentro da rede”.

A coordenadora estadual do Programa de Saúde Mental, Terezinha Cunha, explica que os Caps são instituições destinadas a acolher pacientes com transtornos mentais, proporcionando estímulo a sua integração social e familiar, apoiando suas iniciativas pela busca de autonomia, além de oferecer atendimento médico e psicológico: “A principal característica desses centros, é integrar os pacientes a um ambiente social e cultural no próprio espaço da cidade onde se desenvolve a vida cotidiana de seus familiares”.

Atualmente o Estado possui um Caps AD, especializado no atendimento a usuários de álcool e drogas, e um Caps III, que presta serviço de atenção à saúde mental. A proposta do Ministério da Saúde é a implantação de mais cinco CAPS nos municípios de Santana, Oiapoque, Laranjal do Jari, Porto Grande e Mazagão. “O ministério está incentivando a implantação desses serviços nos demais municípios.


Deixe seu comentário


Publicidade