GEA e MIDR levam ajuda humanitária para moradores do Arquipélago do Bailique
Ação integrada entregou mais de 2 mil kits de alimentação e galões de água para comunidades ribeirinhas atingidas pela salinização e estiagem

O Arquipélago do Bailique recebeu, no domingo (21), uma mobilização conjunta para enfrentar a crise humanitária que atinge a região. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em parceria com o Governo do Amapá e Defesa Civil Estadual, realizou a entrega de 2.250 kits de alimentação e água potável para moradores de 76 comunidades afetadas pela estiagem e salinização dos rios.
O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, esteve presente na entrega de kits nas vilas Progresso e Macedônia, as duas maiores comunidades da região. Ele explicou que o arquipélago enfrenta um triplo desafio ambiental: o fenômeno das Terras Caídas, que causa a erosão das margens, a estiagem prolongada e a salinização das águas, que impede o consumo humano e a produção agrícola local.
“Além de todo o apoio que a gente dá na produção do açaí, do mel, do pescado, enquanto Governo Federal, é importante assistir às pessoas na hora da dificuldade. Quero dizer, em nome do presidente Lula, que vamos estar sempre ao lado do povo do Bailique e do estado do Amapá, garantindo segurança alimentar, garantindo apoio na hora da dificuldade e, sobretudo, apoiando as cadeias produtivas para que o processo de desenvolvimento aconteça”, afirmou o ministro.
Com a erosão da terra, muitas famílias precisam desmontar suas casas de madeira e recuá-las para áreas mais seguras constantemente. Silvia Rodrigues, de 57 anos, moradora da Vila Macedônia, conta que já precisou se mudar duas vezes nos últimos 10 anos. “A terra cai e a nossa casa vai junto, é muito perigoso, e nesse período de estiagem tudo piora. A gente quase não consegue sair de casa porque tem rio que fica seco, só lama, e dificulta nosso trabalho”, relatou. “Agradeço pela ajuda que estamos recebendo, vai ajudar muito toda a nossa comunidade. Vamos passar o Natal com mais tranquilidade”, disse Silvia.
A secretária de assistência social do estado, Aline Gurgel, destacou o impacto social da chegada dos mantimentos “São trabalhadores, pescadores e ribeirinhos que precisam de suporte, e nós estamos trazendo esse alívio imediato. A gente fica muito feliz pela resposta rápida que nós conseguimos dar a essa população, com a união do Governo Federal e Governo do Estado, é isso que as pessoas precisam”, afirmou a secretária.
Sobre o Arquipélago
O Arquipélago do Bailique é um conjunto de oito ilhas no estado do Amapá, na foz do Rio Amazonas. Localizado a cerca de 180 km da capital Macapá, o distrito possui mais de 70 comunidades tradicionais ribeirinhas. A salinização da água, que afeta a região devido a proximidade com o Oceano Atlântico, causa uma crise de abastecimento para os moradores, que hoje dependem de sistemas de dessalinização ou transporte de água potável da capital.
Deixe seu comentário
Publicidade
