Política

GEA empossa Conselho Estadual de Saúde

Todos os segmentos que integram o Conselho Estadual de Saúde (CES/AP) estavam representados na cerimônia de assinatura do decreto de posse do triênio 2016-2018, realizada pelo governador Waldez Góes, na tarde desta segunda-feira, 2, no Palácio do Setentrião.


O ato empossou 28 representantes, que, a partir de agora, conduzirão as atividades do conselho. Ao todo são 84 membros empossados, sendo 28 titulares e 56 suplentes.
O conselho é um órgão de instância colegiada, deliberativa e de natureza permanente. Atua na formulação e controle da execução da política estadual de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, e principalmente, nas estratégias e promoção do processo de controle social.
Integrante do Segmento Trabalhador do Conselho Estadual de Saúde, a fisioterapeuta, Giovana Lopes, afirmou que a nova gestão pretende fortalecer a instituição, pois, só assim, alcançarão os resultados que almejam. “Só um conselho fortalecido pode somar com o governo, e assim, levar um bom resultado para a ponta – que é prestar um bom atendimento ao usuário do serviço de saúde”.
Para o governador do Amapá, Waldez Góes, a sintonia e boa relação com o conselho é tida como um dos alicerces para o bom funcionamento da saúde. “Estamos confiantes na atuação deste novo conselho que se integra. É preciso que governo e conselho caminhem juntos, tanto na organização quanto na gestão burocrática. Vivemos momentos difíceis, principalmente, com os repasses para saúde. Com essa crise que se instalou em todo país, cada vez, temos que fazer mais com menos. E isso só tem sido possível devido a organização e o diálogo que temos priorizado”.
Composição do Conselho Estadual de Saúde
Integram o Conselho Estadual de Saúde no Segmento Usuário a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Amapá (FETTAGRAP), Associação de Pais e Amigos Autistas do Amapá (Ama/AP), Pastoral da Criança e do Adolescente, Sindicato dos
Empregados no Comércio Varejista e Atacadista de Gêneros de Alimentos de Macapá e Santana, Associação Comunitária Alternativa Novo Horizonte, Instituto Eco Vida, Fórum Permanente em Defesa dos Direitos da Mulher do Amapá (Fopemap), Rotary Club, Sindicato dos
Trabalhadores em Empresas de Rádio e Difusão, Cabo Difusão e Televisão por Assinatura (Sintert/AP), Associação dos Deficientes Físicos do Amapá (ADFAP), Instituto Shelter de Proteção da Vida, Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis no Estado do Amapá (Sindsep/AP), Grupo de Energias Renováveis da Amazônia (Gera) e União Geral dos Trabalhadores (UGT).
O Segmento Trabalhador será representado pelo Sindicato dos Profissionais do PACS e PSF (SINDPEA), Conselho Regional de Serviço Social, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF/AP), Sindicato dos Nutricionistas e dos Técnicos em Nutrição do Estado do Amapá (Sindnutri), Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Amapá (Sinodonto/AP) e Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren/AP).
Já no Segmento Gestor e Prestador estão Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), GRIFFORT Indústria e Serviço de Apoio e Assistência à Saúde, Sociedade Beneficente São Camilo, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá e Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap).

Deixe seu comentário


Publicidade