Política

GEA inicia pagamento para os transportadores escolares

Para ser efetuado, é necessário que cada transportador agilize a entrega dos documentos e dados bancários


O pagamento referente ao mês de abril de 2016, dos trabalhadores do Transporte Escolar, iniciou nesta segunda-feira, 6. A quitação faz parte de um acordo realizado no último dia 24 de maio, entre representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seed), do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Escolar (Sintrae), da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap).

 Pedido de Revisão

Logo após a assinatura do Termo de Ajuste de Conta, ocorrida em maio passado, os representantes do Sintrae solicitaram a revisão das planilhas junto ao Ministério Público. Os transportadores ainda fizeram um pedido à comissão para que o pagamento fosse feito diretamente nas contas dos trabalhadores e não mais via cooperativa.

 Pagamento

Para que o pagamento fosse efetuado, a Secretaria de Educação teve que fazer o cadastramento das contas bancárias dos profissionais.

Os dados da Coordenadoria de Finanças (Cofic) da Seed, mostram que cerca de 50% dos mais de 880 trabalhadores já foram pagos. O restante do pagamento está sendo liberado de acordo com a conclusão do processo de confirmação dos dados bancários junto ao Núcleo de Transporte (Nute), além das etapas de cadastro, empenho, liquidação e Programa de Desembolso Orçamentário.

Segundo a coordenadora da Cofic, Meryan Flexa, todos os esforços para a conclusão do processo estão sendo feitos. “Nossos técnicos estão em dois turnos focados em dar cada vez mais agilidade ao processo de empenho dos pagamentos. Na medida em que os dados com os números das contas bancárias vão chegando, encaminhamos para a Secretaria de Estado da Fazenda”, explicou. 

Entrega de dados bancários

O chefe do Transporte Escolar da Seed, Willian Duarte, diz que os trabalhadores precisam agilizar a entrega dos dados das contas bancárias para que o pagamento seja efetuado. “Aqueles que não possuem conta, precisam abrir em qualquer agência bancária e em seguida informar o número no Nute. Estamos agilizando o cadastro para que todos recebem o pagamento o mais rápido possível”, destacou.

Atualmente, a rede estadual de ensino possui 886 transportadores cadastrados, atendendo 212 escolas e cerca de 19.800 estudantes.

O Governo do Estado continua com diálogo permanente com os transportadores para viabilizar o pagamento dos outros meses que se encontram em atraso.


Deixe seu comentário


Publicidade