Política

Governador busca em Brasíla recursos para pesquisa e inovação

Inclusão do Amapá no rol dos estados beneficiados por investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação ligados à Lei de Informática.


O governador Waldez Góes se reuniu nesta semana com o ministro da ciência, tecnologia e comunicações, Gilberto Kassab, para buscar a inclusão do estado no rol das unidades da federação beneficiadas por investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação atrelados à Lei de Informática.

No encontro, Waldez também solicitou estudos sobre as verbas não utilizadas em pesquisas científicas e tecnológicas na região amazônica. Segundo o governador, há uma oportunidade para a ampliação dos investimentos produtivos no Estado por meio da Zona Franca Verde, o que será vital para o estabelecimento das empresas na região.

“Há um enorme potencial para a exploração da biodiversidade na Amazônia, dado que a estruturação destas novas indústrias no nosso Estado depende de novos recursos em tecnologia e inovação”, destacou.

O ministro Kassab garantiu a agilidade necessária no encaminhamento do pedido, e solicitou a elaboração de uma norma que contemple o Amapá como beneficiário destes investimentos, em conjunto com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

“Temos o compromisso de apoiar as questões de tecnologia e inovação, sobretudo quando falamos da Região Norte, e em especial do Amapá”, destacou.

Técnicos dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Indústria e Comércio encaminharão para a Casa Civil da Presidência da República proposta final sobre a inclusão do Amapá nesses investimentos.

Rafael Moreira, diretor de Tecnologias Inovadores do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, afirmou que o conjunto de recursos de pesquisa e desenvolvimento aportados na região vai privilegiar a industrialização de alto valor no Estado, contribuindo para a geração de emprego e renda.

No encontro, o governador amapaense lembrou ao ministro Kassab que o modelo atual deixa os estados do Acre, Rondônia, Roraima e Amapá em posição secundária, apenas como exportadores de matéria-prima.

O governador Waldez Góes destacou a necessidade de avanços na região amazônica, e citou o Linhão de Tucuruí como exemplo. “Graças a essa estrutura pudemos levar fibra ótica a todos os municípios do Amapá. Hoje somos o único Estado da federação a ter esta tecnologia em todas as cidades”, detalhou.

O deputado federal, Cabuçu Borges, sinalizou apoio na aprovação das medidas que permitam o Amapá receber esses recursos. “Estamos comprometidos com o povo, atraindo investimentos e gerando empregos. Temos urgência nessas realizações”, disse.

A audiência também contou com a presença da chefe da Suframa no Amapá, Tânia Maria, e do secretário do Governo do Amapá em Brasília, Wander Azevedo.


Deixe seu comentário


Publicidade