Governador Clécio acompanha posse canônica do novo bispo da Diocese de Macapá
Celebração que ascendeu Dom Antônio de Assis ao mais alto posto da igreja católica no estado, ocorreu na noite de quarta-feira, 26

O governador do Amapá, Clécio Luís, acompanhou nesta quarta-feira, 26, a posse canônica do bispo da Diocese de Macapá, Dom Antônio de Assis Ribeiro. Na celebração, o chefe do Executivo deu as boas-vindas ao novo administrador da Igreja Católica amapaense e exaltou o trabalho a ser executado pelo sacerdote.
“Dom Antônio enche de energia a igreja e os cristãos, porque ele falou da necessidade de nos reaproximarmos das pastorais, das comunidades, onde começa todo o trabalho religioso, nas áreas urbanas, rurais, nas áreas mais pobres, onde há conflito, assim como voltar o olhar para a juventude e as vocações. Desejamos a Dom Antônio muita saúde e que ele cumpra a sua missão de sacerdote e missionário no nosso estado”, celebrou o governador.
A celebração foi acompanhada por bispos do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), religiosos e fieis da Igreja Católica amapaense, por políticos e representantes de instituições sociais. A solenidade contou ainda com a participação de integrantes de grupos de Marabaixo, indígenas, quilombolas e ribeirinhos, simbolizando a diversidade da fé e da cultura no Amapá.
Paraense de 58 anos, Dom Antônio de Assis Ribeiro atuava como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém quando foi nomeado pelo Papa Francisco para ser o 6º bispo diocesano de Macapá, em dezembro de 2024. Ele chegou ao Amapá no sábado, 22, trazendo a mensagem e o pedido de união das instituições em prol da dignidade do povo.
“A missão entregue a um bispo é muito ampla, bonita e séria. Não é mérito, é graça e obediência. Desejo servir dentro das minhas possibilidades, das minhas carências e potencialidades. Venho como um pastor simples, que acolhe, escuta, cuida, educa, provoca, motiva. Papa Francisco nos recorda que a igreja não está sozinha. Nossa Diocese está aberta a instituições, como o Governo, dispostas a contribuir com a igreja, parceiros na promoção da justiça social e do bem comum”, afirmou Dom Antônio.
O atual bispo da Igreja Católica, Dom Pedro José Conti, de 75 anos, renunciou ao cargo no ano passado, 20 anos após chegar ao estado. Ele segue morando no Amapá e atuando como bispo emérito da Diocese de Macapá.
Deixe seu comentário
Publicidade



