Governador exalta Amapá pelo Herói Cabralzinho
Clécio Luís lembrou que Francisco Xavier da Veiga Cabral foi o paraense que participou da batalha em que civis brasileiros expulsaram militares franceses de terras que mais tarde, no Laudo Suíço, foram confirmadas como pertencentes ao Amapá

Douglas Lima
Editor
O governador Clécio Luís, em entrevista exclusiva na manhã desta quinta-feira, 15, no programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9), exaltou o fato de o Amapá ter um Herói Nacional, destaque inexistente em muitas das unidades federativas do Brasil.
O gestor amapaense fez referência a Francisco Xavier da Veiga Cabral, o Cabralzinho, paraense que participou da batalha em que civis brasileiros expulsaram militares franceses de terras que mais tarde, no Laudo Suíço, foram confirmadas como pertencentes ao Amapá, então região da Província do Grão-Pará.
O ex-presidente da República Federativa do Brasil, José Sarney, quando senador, lançou o livro ‘Amapá: a terra onde o Brasil começa’. Na obra, o político e intelectual escreve que o Amapá é o único estado que lutou para ser Brasil.
O governador Clécio, hoje, lembrou que no confronto com os franceses, Cabralzinho foi de fundamental importância, tendo sido ele quem matou o comandante da tropa estrangeira, o capitão Lunier, cujo feito afugentou os soldados francos.
O gestor registrou que os brasileiros, todos civis, chefiados por Cabralzinho, tinham
menos gente e menos armamento que os soldados franceses. Mesmo assim venceram. “Viva Cabralzinho! Viva o Amapá! Viva tudo o quê nós temos de bom! Viva a nossa memória!”, proclamou Clécio Luís.
Clécio ainda lamentou que o brasileiro, de um modo geral, costuma, infelizmente, desmerecer os feitos do país e dos nossos heróis. “Eu cresci ouvindo chacotas, piadas sobre Cabralzinho. Interessei-me em estudar a vida dele e hoje vejo que ele é um herói reconhecido por causa de seu feito, inclusive General Honorífico do Exército Brasileiro”, concluiu.
O governador deu a entrevista, pelo telefone, diretamente do município de Amapá, onde o Feriado Estadual de 15 de Maio, Dia de Cabralzinho, é mais festejado, por ter sido naquela região que o herói expulsou os franceses de terras brasileiras.
Na sede do município de Amapá, durante todo o dia de hoje há programação festiva. O governador Clécio Luís falou na rádio pouco antes do início do desfile militar, com a presença do comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva. Após a apresentação do Exército, desfile escolar. Antes houvera a Corrida de Cabralzinho.
Ouvido no mesmo programa radiofônico, o professor e historiador Marlos Carvalho corroborou com as palavras do governador Clécio Luís, confirmando que Francisco Xavier da Veiga Cabral, o Cabralzinho, tem realmente que ser festejado como herói brasileiro.
Marlos contou que as conotações depreciativas a Cabralzinho tomaram eco com notícias divulgadas no jornal paraense pertencente à corrente política contrária à de Cabralzinho. Ler noticiário, nesse ângulo, e tomá-lo como verdade, é um equívoco, argumentou o professor, com a informação de que também pesquisando o jornal favorável ao partido do personagem, ele contrabalançou as informações, concluindo pelo heroísmo do pesquisado.
“Cabralzinho já participara de duas revoltas no Pará, tendo que ir para os Estados Unidos. Na sua volta é que veio para o Amapá, chegando num local sem lei, com imposição do Estado francês. Ora, para quem tinha experiência em confrontos e era mestre de capoeira não combina bem correr num combate”, analisou Marlos Carvalho.
Deixe seu comentário
Publicidade