Política

Governador reinaugura Museu Sacaca e lança campanha para incentivar visitação

Programação, que prosseguirá até a sexta-feira, 23, com visitas monitoradas, inauguração do Memorial Sacaca, visitações de alunos de escolas estaduais e apresentações culturais e artísticas.


O governador Waldez Góes (PDT) reinaugurou na manhã desta quinta-feira (22) o Museu Sacaca, que foi totalmente revitalizado. Como parte da programação, que prossegue nesta sexta-feira, Waldez lançou a campanha “Vem pro museu. Valorize, que é nosso”, com o objetivo é estimular o aumento das visitações ao Museu e valorização do monumento, que conforme ele ressaltou, é símbolo da cultura do povo da Amazônida.
Antes da reinauguração oficial o governador falou sobre a revitalização, justificou o lançamento da campanha e sobre a importância do Museu: “Que inicialmente agradecer a dona Madalena (viúva do Mestre Sacaca) em nome dela a toda a família Sacaca, que doou objetos pessoais dele, que serão expostos permanentemente no Memorial Sacaca, que criamos. Quero também agradecer ao empenho do Jorge Souza e toda a sua equipe, à construtora, que foram responsáveis por esse belo trabalho de revitalização, que resultou também na criação de outro ambiente, que é o Circuito na Floresta”, destacou Waldez, acrescentando:

– Hoje e amanhã teremos dois maravilhosos, com a campanha Venha pro Museu, com a participação de artistas plásticos, cantores e intérpretes que teremos varias apresentações ao longo de hoje e amanha, com a campanha de visitação de escolas publicas e universidades. Aproveito a oportunidade para anunciar que ainda neste 1º semestre iremos também reabrir o museu Joaquim Caetano, e até final de junho aniversario, quando completa o seu 11º ano, entregaremos o Parque do Forte revitalizado, pois ficou muito tempo abandonado, mas estou cuidando pessoalmente, discutindo com equipe e com a empresa contratada. Estamos realizando um trabalho muito intenso para entregar o Parque do Forte à comunidade.
Waldez comentou sobre o simbolismo do Mestre Sacaca para a Amazônia: “Sacaca representa a história de todos os povos da Amazônia, pois era um homem da floresta, que buscava no meio rural a sobrevivência e a cura de enfermidades, como também produção cultural que a Amazônia oferece para o mundo inteiro. Sacaca simboliza isso. Ele simboliza todos nós, inclusive eu, filho de seringueiro, militei na floresta até os 17 anos me sinto representado também por ele. Com o Museu Sacaca o visitante tem oportunidade rara de conhecer um pouco mais sobre a nossa Região, porque o museu sacaca retrata a história da Amazônia”.

O Museu
O Museu Sacaca é gerido pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa). Foi criado com o objetivo de disseminar e valorizar a cultura dos povos da Amazônia, através de espaços que demonstram e representam suas relações com o meio natural, o modo de vida dos ribeirinhos, índios, caboclos e quilombolas.
A estrutura física do Museu contempla 20 mil metros quadrados, e foi concebida para ser um espaço de histórias vivas, de forma a promover ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, conservação do patrimônio global, desenvolvimento sustentável humano e do patrimônio cultural do Amapá.


Deixe seu comentário


Publicidade