Política

Governador vai a Brasília destravar recursos para habitação, saúde e segurança pública

Governador vai à Brasília destravar recursos para habitação, saúde e segurança pública


O governador Waldez Góes foi à Brasília (DF) esta semana, para agradecer a colaboração do ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, e do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlow, que ajudaram a solucionar a situação de 400 famílias vítimas do incêndio no Perpetuo Socorro, ocorrido em 2013, e que agora ganharam suas novas moradias no conjunto habitacional Macapaba. Elas estão isentas do pagamento das moradias. Durante a audiência, Góes também deu início à nova etapa das tratativas para o atendimento do grupo atingido pelo sinistro que ainda não recebeu moradias, uma das prioridades de sua administração.

Graças ao trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado do Amapá, a União já isentou de cobrança pelas unidades residenciais 400 famílias vítimas do incêndio, cerca de 80% dos atingidos na tragédia. Para destravar a homologação do relatório que confirma que o morador preenche os requisitos necessários para ter direito à doação do imóvel, o governador visitou o Ministério da Integração Nacional.

Por sua vez, as vítimas cujos nomes não constam na lista divulgada pelo Ministério das Cidades devem ir à Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims) na próxima quarta-feira, 23, a partir das 14h, para regularizar a situação. Elas devem estar com a Carteira de Identidade e declaração emitida pela Defesa Civil que comprova as perdas causadas pelo incêndio. Segundo a secretária Nazaré Farias, a Sims analisará cada caso para refazer os dossiês e encaminhá-los à Caixa Econômica Federal (CEF).

Das 400 famílias já atendidas, 236 receberam sua casa no sábado, após o empenho do governador Waldez Góes em Brasília. Outras 64 famílias vítimas do sinistro foram contempladas no Macapaba I e as 100 restantes, no Conjunto Mestre Oscar.

Saúde e segurança pública

Em audiência paralela, o governador Waldez Góes e o secretário do Governo do Estado do Amapá em Brasília, Wander Azevedo, conseguiram da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) a garantia de rápida tramitação do parecer que liberar a área para a construção do Hospital do Câncer de Barretos no Amapá. A garantia foi dada pelo secretário do Patrimônio da União, Sidrack de Oliveira Correia Neto, em reunião na tarde desta terça-feira. Com este parecer, o processo vai tramitar rapidamente pela Consultoria Jurídica da SPU.

No encontro, Sidrack de Oliveira ressaltou ao governador que recebeu o mesmo pedido dos integrantes da bancada federal do Amapá e que a expectativa é que tudo esteja resolvido até o fim deste mês. Waldez Góes explicou ao secretário que a unidade de prevenção e diagnóstico do Hospital de Barretos no Amapá é um anseio da população.

Na ocasião, o governador também pediu ao secretário a intervenção para que o processo de cessão do terreno para a construção de três unidades prisionais, com 330 vagas cada, ganhe mais agilidade na tramitação pela SPU do Amapá, recebendo o compromisso de celeridade, dado por Sidrack de Oliveira.


Deixe seu comentário


Publicidade