Política

Governador Waldez recepciona comunidade escolar na abertura do ano letivo de 2018

Aulas começaram nesta segunda-feira com duas novidades: lançamento do Cartão Escola e o anúncio de um novo aplicativo que vai permitir aos pais e responsáveis acompanharem em tempo real o desempenho das escolas e a evolução no aprendizado dos alunos.


Acompanhada da secretária de estado da Educação (Seed) Goreth Souza, o governador Waldez Góes (PDT) escolheu a Escola Estadual Coêlho Neto, no bairro do Buritizal (Zona Sul de Macapá) para recepcionar a comunidade escolar em nome de todas as 394 escolas da rede estadual. Antes da solenidade que marcou o reinício das aulas, o governador e a titular da Seed comentaram com uma equipe de reportagem e a bancada do programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9), ao vivo, sobre a evolução tecnológica da educação no Amapá.

 


“Hoje quase 70% das escolas começam o ano letivo e estamos aqui na Escola Coêlho Neto, que representa todas as escolas estaduais dos 16 municípios, recepcionando as crianças como forma de mostrar como é importante essa convivência. Este ano é marcado com o lançamento do Cartão Escola. No ano passado tivemos alguns dados negativos, mas já avançamos bastante e vamos avançar ainda mais, garantindo à comunidade escolar um ano letivo produtivo, com muito aprendizado e um ambiente escolar com segurança, tranqüilidade, alegria”, previu Goreth Souza.

 

O governador destacou que neste ano os recursos da merenda escolar estarão garantidos com a proibição, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de a Justiça do Trabalho bloquear recursos destinados à merenda escolar, o que vai impedir que falte dinheiro em 2018: “ É muito bom ver as crianças chegarem neste primeiro dia de aula após as férias prolongadas por causa dos feriados. Nós escolhemos a Escola Coêlho Neto para representar todas as escolas da rede estadual porque é uma boa referencia de gestão democrática, do cuidado com a escola por parte das equipes de técnicos e professores bem articulados, bem envolvidos no processo educacional, por isso estamos simbolizando aqui o acolhimento a todo o alunado amapaense e pessoalmente parabenizar os pais, alunos, professores e técnicos pela colaboração permanente de todos que trabalham no sistema. Que através da Escola Coêlho Neto todas as demais escolas em todos os municípios sintam-se recepcionadas”.

 

Eficiência e transparência
Waldez Góes também falou sobre o lançamento do Cartão Escola, que, conforme ele disse, vai possibilitar o controle mais eficaz dos gastos das escolas com a merenda, além de possibilitar o acompanhamento real da aplicação dos recursos, inclusive evitando desperdícios: “Neste ano temos duas novidades imediatas, primeiro a proibição, pelo STF, da Justiça do Trabalho bloquear recursos destinados à merenda escolar, que tantas dificuldades e prejuízos causou à gestão em 2017, e o lançamento do Cartão Escola, que vai garantir transparência na aplicação dos recursos, pois a comunidade escolar vai poder acompanhar a aplicação dos recursos e acabar de vez com os problemas que ocorreram”.

 


O governador também comentou sobre o interesse que o Cartão Escola está despertando em outros estados: “A criação do Cartão Escola é uma novidade, na realidade é uma coisa tão boa que vários estados brasileiros estão mostrando interesse, como agora o governo do Maranhão, que enviou pedido de informações à secretaria de Educação sobre como vai funcionar aqui, com detalhamento da sua metodologia pioneiro. É importante destacar que nós estamos a um ano trabalhando, discutindo com todos os setores, fazendo todo um trabalho antecipado e estamos a disposição para fazer a transferência dessa tecnologia às outras unidades federativas. Tenho certeza que o Cartão Escola vai contribuir muito para o processo educacional, porque daqui a 30 o nosso Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (Prodap) vai abrir o sistema e em tempo real todos os órgãos de controle e a comunidade escolar vão poder acompanhar em tempo real os gastos, as compras, conferir os preços e ter acesso à prestação de contas de qualquer escola do estado”.

 

Novo aplicativo
Outra novidade anunciada por Waldez é a criação de um aplicativo, também em trabalho conjunto do Prodap e a Seed para facilitar a comunicação das escolas com toda a comunidade escolar, inclusive os pais e responsáveis pelos alunos: “O Prodap está trabalhando lado a lado com a Seed para que esse aplicativo seja colocado o mais rápido possível a disposição da comunidade escolar. Na realidade tem que investir em tecnologia, porque diminui custos e facilita a vida do cidadão. Imagine a comunidade escolar acompanhando em tempo real o desempenho da educação dos seus filhos; isso diminui significativamente a possibilidade erros da gestão e a corrupção. Nós estamos trilhando esse caminho e saindo na frente”, finalizou o governador.


Deixe seu comentário


Publicidade