Política

Governo apresenta minuta do Regime de Colaboração aos prefeitos

Educação aparece como um dos eixos principais do documento que será assinado na manhã desta terça-feira (16) no Palácio do Setentrião.


O Governo do Amapá lançará na manhã desta terça-feira, 16, no Palácio do Setentrião, o ‘Programa Colabora Amapá’ que vai consolidar o Regime de Colaboração entre Governo do Estado e as prefeituras municipais amapaenses. A parceria ocorrerá em diversos eixos como: Educação, Saúde, Mobilidade Urbana e Infraestrutura, sendo a Educação o carro chefe do programa.

A iniciativa busca garantir mais qualidade na educação amapaense com apoio técnico do Estado aos municípios a fim de melhorar a educação como um todo refletindo, inclusive, positivamente nas avaliações educacionais como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

São objetivos do regime: estabelecer cooperação recíproca entre os entes federativos e organizações da sociedade civil afins; otimizar o investimento em recursos humanos, infraestrutura, repasse de tecnologias, metodologias, recursos financeiros, materiais didáticos/pedagógicos e transporte escolar.

Na tarde desta segunda-feira (15) a secretária de Estado da Educação, Goreth Souza, participou de uma reunião com prefeitos e secretários que compõem a Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap) onde foi apresentada a minuta do decreto do termo do regime de colaboração.

Segundo a secretária, é vital melhorar os índices de educação no estado. De acordo com a gestora da pasta, os números são alarmantes.

“É um marco. Considero que a partir do lançamento da assinatura do regime de colaboração o Amapá vai fazer a virada nesse jogo tão dramático que é a aprendizagem dos nossos estudantes. Nós temos índices alarmantes, e com esse processo, essa metodologia, com essa estratégia, que é de colaboração, de se unir aos municípios, de fato, nós podemos virar esse jogo. Porque se nós continuarmos, cada município cuidando do seu quadrado, o Estado cuidando do quadrado dele, não juntarmos nossas forças para socializarmos e compartilharmos transporte, rede física, profissionais da educação, metodologias, ferramentas tecnológicas, vamos continuar com o peso grande do financiamento da educação sem os resultados desejados, sem poder valorizar os professores”.

Para o prefeito do município de Santana, Ofirney Sadala, o regime de colaboração marca o fechamento de um elo entre estado e municípios. “Na verdade é um grande passo, um grande elo entre todos os prefeitos e Estado do Amapá na melhoria dos índices do ensino na busca do desenvolvimento da nossa juventude”.

A assinatura do documento ocorrerá a partir das 9h no Palácio do Setentrião. A cerimônia será presidida pelo próprio governador Waldez Góes. Anteriormente o governador já havia reunido com os prefeitos para alinhar parcerias, adiantando o lançamento do regime de colaboração e outras medidas para expandir a política de educação e outros setores nos municípios.


Deixe seu comentário


Publicidade