Política

Governo debate demandas da educação do estado em encontro

A proposta da Seed é ampliar o sistema de gestão democrática nas escolas estaduais, com o intuito de fzer planejamento integrado de estratégias que superem os desafios. O processo ocorre como uma eleição em que os candidatos apresentam seus planos de ação para os três anos de mandato.


Envolta em vários problemas, entre eles faltas de segurança e merenda escolar, a Secretaria Estadual de Educação (Seed), entre outras articulações para driblar essa crise, redobra esforços para implementar ainda mais a chamada gestão desmocrática nas escolas.

A proposta da Seed é ampliar o sistema de gestão democrática nas escolas estaduais, com o intuito de fzer planejamento integrado de estratégias que superem os desafios. O processo ocorre como uma eleição em que os candidatos apresentam seus planos de ação para os três anos de mandato. Atualmente, cinco escolas atendem o sistema no Amapá.

Nessa segunda-feira, 29, em encontro, gestores da rede de ensino amapaense discutiram medidas para fortalecer a gestão e as principais demandas do ambiente escolar. Infraestrutura, segurança, merenda foram alguns temas debatidos.

A Secretaria de apresentou dados e informações sobre a situação da merenda, do transporte escolar, segurança, infraestrutura e prestação de contas. Os gestores foram orientados sobre a importância de realizarem as ações com planejamento e, assim, garantir o repasse de recursos com transparência.

Quanto ao transporte escolar, a Seed informou que será mantido no segundo semestre, e que as planilhas de pagamento estão sendo organizadas. A Secretaria vai propor, junto ao Judiciário, acordos para o pagamento dos serviços prestados.

Sobre a segurança nas escolas, a Secretaria deEstado de Educação destacou uma série de medidas que já foram tomadas, entre elas, a implantação da vigilância monitorada e rondas policiais 24 horas.

Infraestrutura – Para acompanhar de perto as demandas na estrutura física das escolas, a Seed destacou que já dispõe de equipe que seguirá calendário de visitas em todos os municípios. Será essa equipe que vai colher o máximo de informações sobre as demandas. Em 2016, nove escolas já foram concluídas, 61 receberam pequenos reparos e 23 outras intervenções.

Prestação de Contas – A Controladoria Geral do Estado, em parceria com a Seed, analisa a situação das instituições quanto à prestação de contas, contribuindo com a rapidez no processo. O controlador geral do estado, Otini Miranda, explicou que a Controladoria executará projeto de orientação aos gestores quanto à prestação de contas, tirando dúvidas e, especialmente, evitando atrasos e desperdício de recursos.

“A inadimplência de alguns recursos impedem o recebimento de vários benefícios. Por isso, uma cartilha de orientações está sendo finalizada para ajudar no procedimento”, adiantou Otini.

Aproximação – O encontro com os gestores escolares também serviu para aproximá-los da Seed. Foram montados pontos de atendimento para divulgar e orientar os educadores sobre a utilização de ferramentas tecnológicas que a Secretaria oferece para facilitar o plano de ação dos educadores.

Por meio dos sistemas (Sigduc, SIGRH, Caixa Net e Censo Escolar) é possível ter uma visão geral sobre cada escola, tirar dúvidas de alimentação de outros sistemas e, juntos, desenvolverem um trabalho mais eficiente.

A secretária da pasta, Goreth Sousa, apresentou-se aos gestores escolares e falou da importância do modelo. Ela ministrou a palestra ‘Vire a Chave’, que serviu de orientação e motivação aos gestores.


Deixe seu comentário


Publicidade