Política

Governo do Amapá garante ascensão profissional a mais de 300 policiais militares

Ao longo do ano de 2018, 819 policiais militares foram reconhecidos com promoções e nomeações.


Governador Waldez Góes destacou que valorizar os militares é uma forma de reconhecer seu desempenho
O Governo do Amapá garantiu a ascensão profissional a 303 servidores da Polícia Militar do Estado do Amapá (PM/AP) nesta quinta-feira, 17. A solenidade de formatura e nomeação de militares, pertencentes aos quadros de oficiais e de praças, é referente a dezembro de 2018 e aconteceu no Comando Geral da PM/AP, em Macapá, com a presença do governador Waldez Góes.

No militarismo, há duas categorias: a dos praças e a dos oficiais – ambas se subdividem em postos. A promoção acontece quando um soldado muda de posto; já a nomeação ocorre quando o militar deixa o quadro dos praças e se torna um oficial. Durante a cerimônia, 47 subtenentes foram promovidos ao oficialato da PM/AP. Outros 256 soldados receberam novos postos. Os critérios utilizados para garantir o benefício foram antiguidade e merecimento.

Ao longo do ano de 2018, 819 policiais militares foram reconhecidos com promoções e nomeações. Durante a cerimônia, Waldez Góes frisou que garantir ascensão profissional é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalhador, o que vem sendo realizado mesmo em um período de crise econômica nacional.

O governador lembrou que, além de reconhecer os servidores que já integram a instituição, o Estado reforçou a segurança pública, em dezembro de 2018, através da formatura da primeira turma de aprovados no concurso público para o cargo de soldado da PM/AP. No dia 9 de janeiro, 55 classificados do cadastro reserva do certame foram convocados. Também foram realizados concursos da Polícia Civil (PC/AP), Polícia Técnico-Cientifica (Politec) e Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

“Estamos investindo em tecnologia e infraestrutura para o setor da segurança pública, mas a política de valorização profissional e de realização de concursos públicos também é fundamental, principalmente em corporações militares, pois elas prestam um serviço essencial à população”, frisou o governador.

Waldez mencionou ainda que, em 2018, foram assinados 15 contratos com a Caixa Econômica Federal que somam R$ 50 milhões. O valor será aplicado na construção de novos prédios e em reaparelhamento do setor na Região Metropolitana de Macapá, que compreende a capital e os municípios de Santana e Mazagão. Outro ponto destacado pelo governador foi o Projeto Landel – Rádio Comunicação Digital, um sistema que otimizará a comunicação entre os órgãos governamentais de âmbito federal e estadual. O projeto, que está em fase de conclusão, é uma iniciativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com apoio do governo estadual.

 

Presente na cerimônia, o comandante em exercício da PM/AP, coronel Rômulo Pacheco, ressaltou que os investimentos resultam em avanços na instituição. “A Polícia Militar atendeu em 2018 mais de 58 mil ocorrências em todo Estado, apreendeu 391 armas de fogo e localizou 606 veículos provenientes de furto e roubo. Além disso, 1028 foragidos de justiça foram presos e 205 operações oficiais foram realizadas”, registrou o militar.

Há 16 anos na PM/AP, a policial Lúcia Silva, 44 anos, faz parte do Batalhão de Força Tática e foi promovida ao posto de 1º sargento do quadro de praças. “É uma emoção chegar aqui, estou orgulhosa e vou me esforçar para conquistar outros postos. É gratificante ter seu trabalho reconhecido”, comemorou Lúcia.

Francilene Nascimento, 35 anos, faz parte da corporação há 17 anos e foi promovida ao quadro de oficiais da PM/AP. “Estar aqui é uma conquista, principalmente para nós, mulheres. Tenho dois filhos e é um desafio: conciliar a carreira profissional com o dia a dia de uma mãe. Estou muito feliz em conquistar esse posto e em proporcionar esse orgulho aos meus familiares”, celebrou a oficial.

A cerimônia também incluiu homenagens a pessoas que colaboram com as atividades desenvolvidas pela PM/AP.


Deixe seu comentário


Publicidade