Política

Governo do Estado analisa processo de eleição e nomeação para

Representantes da comunidade acadêmica entregam carta com reivindicações ao governador Waldez



 

A Procuradoria Geral do Estado deverá emitir nos próximos dias parecer sobre o processo de eleição e nomeação para reitor da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) ocorrido em 2014. Após a recomendação da procuradoria, o governador Waldez Góes vai tomar decisão sobre a polêmica que envolve o comando da universidade.

Nessa segunda-feira, 23, acadêmicos, professores e técnicos da instituição fizeram protesto pacífico que saiu do Campus I até ao Palácio do Setentrião, no qual pediram a saída do atual reitor, Perseu da Silva.

Os manifestantes foram recebidos pelo chefe adjunto de gabinete do governador, Carlos Marques, e a secretária de governo Renilda Costa. Uma comissão foi eleita para se reunir com o governador do estado.

Durante a reunião os representantes de cada segmento da Ueap fizeram suas colocações, solicitaram a saída do atual reitor para que Luciano Araújo, que foi eleito com a maioria dos votos, assuma o posto. Na ocasião a comissão entregou carta ao governo em que relata o descaso com a instituição, problemas de infra-estrutura, gestão, orçamento e solicitação da construção do prédio da Ueap. “Queremos que a democracia seja feita e o reitor que nós elegemos seja nomeado”, explicou o acadêmico Édipo Ferreira.

O governador garantiu aos acadêmicos e professores que está trabalhando para melhorar a infra-estrutura da universidade, e que já estuda a implantação do Curso de Medicina com uma estrutura adequada. “Eu tenho um compromisso integral com a Ueap. Assim que a procuradoria der o parecer jurídico vou poder responder aos acadêmicos sobre a reivindicação. Também vou reunir com o BNDES para que a construção do Campus da Ueap seja aprovada”, prometeu Waldez.

A comissão saiu da reunião satisfeita. De acordo com os integrantes, o movimento avançou.

Eleições Ueap
No dia 3 de maio de 2014, a comunidade acadêmica elegeu o reitor da Ueap. Com 60% dos votos, Luciano Araújo da Silva e Daímio Chaves Brito ficaram na primeira colocação. Porém, em junho, o ex governador Camilo Capiberibe nomeou a chapa da segunda colocação, Perseu da Silva e Breno Marques, para assumir a reitoria da universidade.


Deixe seu comentário


Publicidade