Política

Governo do Estado atrai empresas estratégicas para fortalecer cadeia de petróleo e gás no Amapá

Grupo Reicon e Tetra Technologies avaliam oportunidades de investimento e infraestrutura para apoiar operações na Margem Equatorial


 

O Amapá segue atraindo a atenção de grandes empresas ligadas à cadeia de petróleo e gás. Nesta terça-feira, 9, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá) recebeu representantes da Tetra Technologies, multinacional norte-americana especializada em soluções para o setor energético, e do Grupo Reicon, uma das principais referências em logística, navegação e transporte de derivados de petróleo da Amazônia.

 

A reunião faz parte do trabalho de prospecção de investimentos conduzido pelo Governo do Estado para estruturar o Amapá como um dos principais polos de apoio às futuras operações da Margem Equatorial brasileira.

 

Para o presidente da Agência Amapá, Wandenberg Pitaluga Filho, a visita demonstra que o estado já está no radar de grandes grupos empresariais nacionais e internacionais interessados nas oportunidades que surgem com o avanço do setor de petróleo e gás na região.

 

 

“Existe um trabalho diário da Agência Amapá que muitas vezes acontece longe dos holofotes, mas que produz resultados concretos para o desenvolvimento econômico do estado. Nosso papel é apresentar o Amapá ao mundo, conectar investidores às oportunidades existentes e construir as condições para que grandes projetos se instalem aqui. A presença de empresas com a experiência e a relevância da Reicon e da Tetra demonstra que estamos no caminho certo. Sob a liderança do governador Clécio Luís, o Amapá está se preparando para ser uma referência em logística, serviços e suporte à indústria de petróleo e gás, consolidando-se como uma das grandes fronteiras energéticas da América Latina”, destacou.

 

Com mais de 40 anos de atuação, o Grupo Reicon possui experiência em grandes empreendimentos nacionais e mantém forte presença no mercado de óleo e gás. A empresa já opera em importantes corredores logísticos do país e avalia a implantação de uma estrutura estratégica no Amapá, incluindo a possibilidade de desenvolvimento de um porto offshore voltado ao suporte das atividades ligadas à exploração petrolífera na Margem Equatorial.

 

 

A iniciativa é acompanhada pela Tetra Technologies, empresa americana com atuação global e reconhecida por fornecer soluções avançadas para perfuração, completação de poços, gerenciamento de água e operações de produção para algumas das maiores empresas do setor energético do mundo.

 

“É uma oportunidade fantástica para a gente estar envolvido desde o começo, pois sabemos do desafio logístico que há. A gente pode aportar muito valor na cadeia de suprimentos”, destacou Rodrigo Morais, representante da Tetra Technologies para a América Latina.

 

Segundo José Rebelo III, sócio-diretor do Grupo Reicon, a empresa enxerga no Amapá uma oportunidade concreta de expansão de sua expertise para atender uma das regiões mais promissoras da indústria petrolífera brasileira.

 

“Queremos trazer toda essa expertise na cadeia de óleo e gás da Tetra Technologies, empresa americana que atua conosco há 18 anos no Rio de Janeiro. Estamos fazendo prospecções e temos certeza de que podemos desempenhar o papel de sermos o portal do Amapá para o mercado da região Norte e desenvolver um porto offshore aqui no estado para iniciar, o mais breve possível, o trabalho de apoio à Margem Equatorial”, afirmou.

 

 

A visita reforça o momento estratégico vivido pelo Amapá, que vem se consolidando como um dos territórios mais promissores para novos investimentos ligados à cadeia de petróleo e gás. Com a atuação do Governo do Estado, e o trabalho contínuo de atração de investidores realizado pela Agência Amapá, o estado avança na preparação de sua infraestrutura, logística e ambiente de negócios para atender às demandas do setor.

 

As prospecções realizadas por empresas nacionais e internacionais apontam o Amapá como uma das novas fronteiras energéticas do mundo, fortalecendo a perspectiva de geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico sustentável para os próximos anos.

 


Deixe seu comentário


Publicidade