Política

Governo federal libera R$ 44 milhões para construção de nova penitenciária no Amapá

Informação é do secretário estadual de justiça e segurança pública, Ericláudio Alencar.


Quarenta e quatro milhões de reais já estão empenhados e logo ficarão disponíveis para a construção de uma nova penitenciária no Amapá, no sistema fechado, segundo informou, na manhã desta sexta-feira, 13, o secretário estadual de saúde, Ericláudio Alencar.
O titular da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) lembrou que a única penitenciária do Amapá, com a denominação Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), foi criada originariamente para servir de colônia agrícola, mas acabou servindo para o que abriga hoje.
O Iapen, a exemplo do que ocorre em todos os estabelecimentos congêneres do país, é superlotado. Ele tem capacidade para 1.700 presos, mas conta atualmente com cerca de 2.700. Além disso, a penitenciária é insegura, sendo comum esporádicas fugas de suas dependências.
Ericlaúdio Alencar adiantou, quando dava entrevista na Rádio Diário FM 90,9, que sairia dali direto para o Ministério Público a fim de debater a melhor forma de aplicar os 44 milhões de reais liberados pelo governo federal. Ele disse que defende a construção de uma única penitenciária de regime fechado, para mil detentos, porém disse que está aberto a ideias.
O secretário de segurança pública chegou a aventar a possibilidade de se construir até três estabelecimentos carcerários, na capital, Oiapoque e no município de Laranjal do Jari. “Isso vai depender das discussões que já iniciamos agora com o Ministério Público.


Deixe seu comentário


Publicidade