Política

Herialdo Monteiro defende urbanização com responsabilidade

Respeito ao Meio Ambiente


De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Macapá, Herialdo Monteiro, Macapá, atualmente, está na vanguarda no que diz respeito à implementação de políticas ambientais. “A urbanização tem que ser feita com responsabilidade e respeito ao meio ambiental. Hoje Macapá discute plano de arborização, o que nunca aconteceu em toda a história. Assim que a atual gestão assumiu a Prefeitura, construímos um plano de estratégia ambiental para os próximos 30 anos. Se há 30 anos tivessem tido as preocupação de se elaborar esse plano, não teríamos tantos problemas nos dias atuais, não teríamos essa mutilação imposta à arborização urbana”, lamentou Herialdo.

O Secretário revelou que o plano de arborização teve efeito imediato em vários órgãos, dando como exemplo a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), que hoje possui engenheiros florestais em seu quadro técnico, cuja responsabilidade é coordenar o trabalho de poda das árvores em todo o estado: “Agora a CEA tem profissionais especializados para acompanhar a poda, que antes era responsabilidade do próprio eletricista, sem qualquer preocupação com a árvore, mas focado, única e exclusivamente, na proteção da rede de energia elétrica, o que resultava na morte precoce de árvores, porque quando é bem conduzida, a poda faz bem para a árvore; do contrário, decreta a sua morte”.

Herialdo Monteiro ressaltou as estratégias que a Prefeitura de Macapá vem definindo para o combate às mudanças climáticas: “A Secretaria Municipal de Meio Ambiente pretende criar um setor que discuta sistematicamente a temática, além de implementar ações objetivas, como a elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana”.

O Secretário explicou que desde 2014 a Secretaria de Meio Ambiente de Macapá realiza ações e parcerias sempre abordando a preocupação com os problemas relacionados às mudanças climáticas e a preocupação com a preservação e ampliação da arborização urbana: “A prefeitura aderiu às diversas ações mundiais de preservação ao meio ambiente, como o movimento mundial Hora do Planeta, organizado pela ONG WWF, onde houve passeio ciclístico e o plantio de 60 mudas, simbolizando uma árvore por minuto plantada. Nos anos de 2014 e 2015 a Prefeitura de Macapá realizou o plantio de cerca de cinco mil mudas em praças e logradouros da capital. Vamos impor um ritmo ainda mais forte para esse trabalho, porque essas ações não podem ser intimadas pela crise, considerando que é o futuro das próximas gerações que está em jogo”.


Deixe seu comentário


Publicidade