“Hoje Santana abre a janela para o rio”, comemora Randolfe na entrega do Porto do Povo
Obra é o Primeiro Porto Hidroviário de Passageiros do Estado do Amapá; inaugura novo ciclo de desenvolvimento econômico e social

Nesta sexta-feira, 30, em uma manhã ensolarada, um cortejo encabeçado pelo senador Randolfe Rodrigues, junto com o governador Clécio Luís, presidente do Congresso Nacional Davi Alcolumbre, prefeito Bala Rocha, autoridades políticas e comunidade em geral caminhou pela Área Portuária de Santana para inauguração do Porto do Povo, o primeiro Terminal Hidroviário de Passageiros.
“Foram 69 anos de espera, hoje cumprimos a nossa promessa e entregamos ao povo do Amapá oportunidades de crescimento, desenvolvimento, de um novo futuro”, disse o senador Randolfe grande articulador da obra. “O Porto é um espaço digno, climatizado e com elevador de acesso ao segundo piso. Um espaço mais confortável e apropriado para quem chega e para quem sai de Santana”, completou.
A nova estrutura transforma a mobilidade fluvial, fortalece o turismo e inaugura um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social na cidade. A obra soma um valor total de cerca de R$ 30 milhões, entre emenda individual do senador Randolfe e recurso do governo Lula.
“O nosso estado cada vez mais recebe investimentos extraordinários, importantes para o crescimento econômico. O Porto é um obra de infraestrutura logística que promove geração de emprego e renda. Agradecer ao senador a Randolfe Rodrigues pelo empenho”, disse o senador Davi Alcolumbre, presidente do Congresso Nacional.
Sobre o Porto
A obra foi realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), denominada como uma Instalação Pública de Pequeno Porte (IP4), em uma área que ocupa cerca de quatro mil metros quadrados.
Tem infraestrutura climatizada que garante a atracação e acostagem de embarcações durante todo o ano, independentemente das variações no nível das águas. O Porto conta com um salão de espera, guichês de passagens, salas administrativas, lanchonetes, banheiros e uma área externa para contemplação e estacionamento. Além disso, guaritas para controle de acesso e segurança.
Foi construído um muro de contenção na orla com estacas-prancha, a instalação de um cais flutuante e uma rampa metálica móvel para pedestres com 32 metros de comprimento.
As vias de acesso e o estacionamento foram projetados para acomodar carros de passeio, motos e táxis, com áreas específicas para embarque e desembarque. Coube ao Governo do Estado do Amapá a pavimentação do entorno do porto para melhorar a trafegabilidade no local.
Histórico
O Porto do Povo é uma obra esperada há cerca de 69 anos, desde 5 de janeiro de 1957, quando o então presidente Juscelino Kubitschek esteve no Amapá para a solenidade de inauguração do Projeto Icomi no então território federal do Amapá e das instalações operacionais do Porto de Santana, um porto para escoar a produção mineral.
Curiosidade
O equipamento ainda terá uma área pet, batizada de Espaço Orelha, com comedouros e bebedouros públicos na área externa do porto. A ação foi possível graças a uma parceria com o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Bem-Estar Animal.
Deixe seu comentário
Publicidade



