Política

Horário de circulação na Ponte Binacional pode ser ampliado a partir de agosto

Proposta é que a travessia de pessoas e cargas seja aberta de ambos os lados das 8h às 18h nos sete dias da semana.


Aberta desde março de 2017, a Ponte Binacional que liga a fronteira de Oiapoque com a Guiana Francesa deverá passar a funcionar em um novo horário. A proposta foi feita pela delegação francesa nesta quarta-feira, 3, primeiro dia da XI Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça (CMT), que acontece no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Macapá. O encontro reúne líderes políticos de ambos os países para discutir temas de cooperação bilateral entre Brasil e França.

A proposta da comitiva francesa é de que a partir do dia 1º de agosto deste ano a travessia de pessoas e cargas seja aberta de ambos os lados das 8h às 18h nos sete dias da semana, incluindo feriados. Atualmente a travessia acontece das 8h às 18h de segunda à sexta-feira, aos sábados das 8h às 12h e fecha aos domingos.

Diante do exposto, o diretor do Departamento da Europa do Ministério das Relações Exteriores, ministro Carlos Luiz Dantas Coutinho Perez, propôs a formalização da proposta e a inclusão de exceções para casos de acidentes, manutenção e motivos de ordem política.

A expectativa é de que esses pontos sejam definidos através de videoconferência até o final deste mês de julho. Além disso deverá ser discutida a divisão das responsabilidades para manutenção da ponte em ambos os lados.

CMT

A Comissão Mista Transfronteiriça faz parte do Acordo de Cooperação Mista, assinado em maio de 1996 e ratificado com o Plano de Ação da Parceria Estratégica, registrado e divulgado em fevereiro de 2008.


Deixe seu comentário


Publicidade