Política

Imagens de São Tiago e São Jorge passam pelo Palácio do Setent

Festividades de Mazagão Velho iniciam nesta quinta-feira, 16, e prosseguem até o dia 28



 

O Palácio do Setentrião recebeu as imagens de São Tiago e São Jorge, marcando o início da peregrinação e carreata em homenagem aos santos no Amapá. Durante três dias, o grupo percorre casa de fiéis, divulgando a tradição e a Festa de São Tiago, celebrada há 238 anos na Vila de Mazagão Velho, a 70 quilômetros da capital.

A comitiva é formada por 20 pessoas entre cavaleiros, caixeiros, atiradores, rezadeiras e representantes dos santos. Os peregrinos foram acompanhados desde a chegada da travessia do Rio Matapí por uma equipe do governo do Amapá até a sede do governo estadual.

No Palácio, a caravana foi recebida com orações e festa, pelo governador Waldez Góes e pela deputada Marília Góes, além de gestores, servidores, fiéis e grupos representando a cultura popular afrodescendente e o marabaixo. No local, também houve uma missa celebrada pelo frei Eduardo Farias.

A festa São Tiago acontece até o dia 28 de julho, na Vila de Mazagão Velho. O evento é uma tradição no Estado, realizado desde 1777, com missa, shows e encenação de um espetáculo de fé a céu aberto. Durante a encenação, a plateia acompanha a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.

O evento religioso e cultural foi trazido da África, no século 18, pelas primeiras famílias que colonizaram a região. Embora o nome da festa seja uma homenagem a Tiago, São Jorge também é lembrado pela batalha religiosa que enfrentou ao lado de Tiago.


Deixe seu comentário


Publicidade