Política

Índia pré-candidata a vice-presidente da República participa de eventos em Macapá

Sônia Guajajara, que compõe chapa encabeçada por Guilherme Boulos (PSOL) discute direitos indígenas e meio ambiente na Unifap.


Primeira indígena a ter candidatura presidencial, como vice de Guilherme Boulos (PSOL), Sônia Guajajara está em Macapá, onde participa de eventos na Universidade Federal do Amapá (Unifap) que discutem direitos indígenas e meio ambiente. Natural do Maranhão, Sônia, que é militante de diversos movimentos sociais, foi entrevistada com exclusividade pela bancada do programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9).

 

“São quatro eventos que ocorrem simultaneamente na Unifap, o Chamado Internacional dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará, que reúne povos de mais de 40 etnias; o 2º Congresso de Índias da Bacia Pan Amazônica (Coica); a 4ª Cumbra dos Povos e o 9° Congresso da Coica, que foram abertos na segunda-feira (18)”, relatou.

 

Perguntada, ela falou sobre a motivação de sua pré-candidatura. “O fato de eu ser indígena causa estranheza nas pessoas. No entanto, eu faço política desde muito jovem ainda, participando ativamente de movimentos sociais, fui militante do PT e sou filiada ao PSOL desde 2011. Há algum tempo a gente vem discutindo sobre a necessidade e a importância de inserção dos indígenas na política partidária, e isso vem ocorrendo naturalmente, tanto que já temos mais de 100 vereadores, como também muitos prefeitos e vice-prefeitos em todo o país. No parlamento federal tivemos um, o Mário Juruna, mas para disputar em uma chapa majoritária nunca tivemos e nossa rede apoiadora decidiu pelo lançamento da nossa pré-candidatura”, acrescentando:

 

“Eu e Guilherme Boulos nos conhecemos há algum tempo, tivemos vários momentos, encontros, estivemos juntos em vários movimentos, e juntos nós decidimos por essa composição, mesmo porque para exercer esses cargos, presidente e vice têm que se dar bem, porque do contrario não é ruim só para as candidaturas, mas para todo o país, e estamos focados na defesa da moradia urbana, que também é uma questão social muito grave, e tem muita gente sem teto, sem casa, além, obviamente da garantia dos territórios dos índios”.

 

Instada a falar sobre sua proposta para tornar o Brasil mais igualitário, Sônia Guajajara respondeu que a ferramenta mais eficaz é o combate às desigualdades sociais. “Hoje o Brasil é a 7ª maior potência econômica, mas está entre os 10 países mais desiguais, com muita gente desempregada, sem casa e processos de demarcação de terras sem ser concluído, com a concentração de renda em poucas pessoas, verificando-se um enorme abismo entre a sociedade e a política brasileira. E o nosso principal objetivo é buscar ferramentas para combater as desigualdades”.

 


Também entrevistados, o deputado estadual Paulo Lemos, pré-candidato à reeleição e o vereador Rinaldo Martins, que vai para a disputa de uma vaga de deputado federal, ambos do PSOL, exaltaram as pré-candidaturas de Boulos e Guajajara. “Quero saudar a Sônia e aproveitar este momento para dizer que estamos nessa luta para que possamos fazer um Brasil diferente, um país melhor. Se o governo tivesse interesse de resolver o problema habitacional, que é necessidade básica urgente, já teria feito, e o propósito do Guilherme Boulos é resolver essa questão de falta de moradia”, disse Rinaldo.

 


Paulo Lemos justificou a escolha de Sônia: “Ela era pré-candidata à Presidência da República, mas a articulação no partido levou-a a abrir mão para compor a chapa como vice do Boulos. Sônia é respeitada mundialmente por suas posições firmes. Quero destacar que a vinda dela é para participar desses importantes eventos dos povos indígenas que está acontecendo na Unifap, mas vamos ter outra oportunidade, no final do mês de julho, quando ela vem com o Guilherme Boulos ao Amapá”, concluiu Paulo Lemos.


Deixe seu comentário


Publicidade